BahiaEducação

UFBA alcança nota máxima no Recredenciamento do MEC

A UFBA alcançou o conceito máximo no recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). Na escala de 1 a 5, a UFBA obteve a nota 4,87, garantindo assim, pela primeira vez, o conceito final 5, atribuído a notas acima de 4,5.

A documentação analisada refere-se aos últimos 3 anos e reflete o período de 12 anos desde o último recredenciamento, em 2011 – no qual a UFBA havia obtido a nota 4. O resultado, portanto, contempla ações das gestões Dora Leal Rosa (2010-2014), João Carlos Salles (2014-2022) e do primeiro ano da gestão Paulo Miguez (2022-2026).

“É com imensa alegria e indisfarçável orgulho que recebemos a notícia que a Universidade Federal da Bahia obteve a nota máxima, cinco, no processo de recredenciamento do INEP/MEC. Essa nota expressa o compromisso de cada membro dessa comunidade, professores, técnicos administrativos, estudantes, colaboradores terceirizados, com a educação inclusiva e de qualidade. É um momento de muita alegria, além de reafirmação de nosso compromisso em fazer da UFBA uma escola de referência, uma casa da cidadania, de defesa da vida, da democracia e da ciência. Parabéns à UFBA!”, comemorou o reitor Paulo Miguez.

Assista ao vídeo institucional produzido especialmente para o Recredenciamento da UFBA:

Comissão de avaliação

A comissão de avaliação externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o processo avaliativo de recredenciamento institucional visitou virtualmente a UFBA de 14 a 16 de agosto.

A avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) é realizada periodicamente para verificar se as instituições atendem às exigências do Ministério e se estão aptas a continuar oferecendo cursos superiores e conceder diplomas. Normalmente, as instituições passam pelo processo de recredenciamento a cada 5 ou 10 anos. 

A organização da instituição e o seu planejamento administrativo e financeiro são verificados na avaliação, que tem como eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Avanços recentes

“”Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a universidade não se deixou abater e conseguiu avançar”, avalia a Nancy Vieira, que atribui o êxito à construção, por parte da universidade, de uma política bastante consolidada de ensino, pesquisa e extensão. “Tivemos melhorias significativas na avaliação dos cursos de graduação e expansão da pós-graduação, com ampliação do número de cursos”, afirma Nancy Vieira, que destaca os avanços da Universidade em parâmetros como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual 85% dos cursos de graduação da UFBA foram avaliados com nota 4 e 5, em 2023 (notas máximas). 

Nos últimos anos, a UFBA tem apresentado aumento no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do INEP que avalia as instituições de ensino superior – tendo saltado de 3,50, em 2014, para 3,9259 em 2021. Recentemente, a UFBA conquistou também a nota máxima – 5 – no recredenciamento da modaliadade a distância.

Além disso, a UFBA conquistou o maior grau de classificação do Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas do Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União. No ranking britânico THE América Latina, a UFBA saltou do 31º para o 26º lugar. No ranking chinês QS, a UFBA melhorou pelo terceiro ano consecutivo e ocupa 67º posição entre as universidades da América Latina e 17º entre as brasileiras. 

Também são destacadas pela pró-reitora a aprovação da Política Ambiental da UFBA e da Resolução do Conselho Acadêmico de Ensino que estabelece normas para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais referentes à Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental nos projetos pedagógicos de curso de graduação da UFBA. 

Outro dado relevante é o fato de que, no último dia internacional do orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, a UFBA assinou o termo de adesão ao Programa Selo da Diversidade LGBT+ instituído pela Prefeitura de Salvador. 

Fonte: Imagem: ASCOM UFBA

Related posts

Confira os postos de vacinação de Covid-19 e gripe em Salvador nesta terça-feira (5)

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Estudantes tem até este domingo, 31, para revalidar o cartão Via Feira

Fulvio Bahia

Wagner defende fim da reeleição: “Não foi bom para a política brasileira”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais