Ação SocialMunicípiosViolência Contra a Mulher

Alagoinhas: Agenda integrada do Agosto Lilás promove ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que surgiu com o propósito de divulgar a Lei Maria da Penha e promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher. Em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) tem promovido, desde o início do mês, diversas ações nesse sentido, em uma agenda coletiva, com a parceria de equipamentos como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Civil Municipal, Faculdade Santíssimo Sacramento,  Defensoria Pública, Promotoria, Procuradoria da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Com o objetivo de combater todas as formas de violência contra as mulheres, levando informações de qualidade sobre as leis de proteção e os recursos disponíveis, mobilizando a sociedade para o enfrentamento do problema, a equipe da SEMAS percorreu unidades do CRAS, o CRAM, além de ter realizado a Blitz “Mulher informada é mulher protegida”. Outra iniciativa foi a capacitação da equipe técnica da Diretoria de Direitos Humanos, focada na Casa de Acolhimento Nulce Pereira, que abriga mulheres sob ameaça, sobretudo de seus companheiros.

De acordo com a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da SEMAS, Rhane Paula Moreira, nesta edição o Agosto Lilás: Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, “foi pensado pela necessidade de divulgar as ferramentas de enfrentamento e prevenção que precisam ser dialogadas com a sociedade governamental e civil”.

Nesse sentido, ela aclarou que o diálogo entre coordenações e técnicas da Rede sinalizou a necessidade de serem projetadas ações informativas, que promovam o empoderadoramento e apresentem ferramentas de enfrentamento e de prevenção para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, seja no contexto rural ou urbano. “Ações que necessitem de desdobramentos específicos, ao longo do ano, para fortificar a temática, e que visem abranger diversos cenários os quais se apresentam como multiplicadores da temática do ponto de vista social, psíquico e jurídico”.

Na próxima semana, mais duas atividades serão realizadas, concluindo a agenda do Agosto Lilás.

Fonte / Foto: SECOM PMA

Related posts

Alagoinhas: Campanha Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura amplia horário de atendimento ao público na Secretaria de Saúde

Fulvio Bahia

Presidente do MDB diz que com Débora Régis, PRD terá mesmo fim do PSDB e PDT: “A Oposição se especializa em destruir partidos”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais