BrasilEsporteInternacional

Judô: Brasil para na Turquia e fica em quinto lugar no Mundial Sub-18 por equipes mistas

Seleção brasileira juvenil chegou à disputa pelo bronze, no último domingo, 27, mas medalha escapou em derrota por 4 a 1 para turcos.

A seleção brasileira juvenil de judô ficou muito perto do terceiro pódio no Mundial Sub-18, que acontece em Zagreb, Croácia. No último domingo (27), aconteceram as disputas por equipes mistas. O time brasileiro lutou pelo bronze, mas perdeu de quatro a um para a Turquia, terminando a competição em quinto lugar. 

Nas preliminares, o Brasil venceu a Romênia por quatro a dois, com vitórias de  Alexandre Albano II (+81kg), Nicole Marques (48kg), Sophia Câmara (63kg) e Dandara Camilo (+63kg).

Nas quartas-de-final, a seleção encarou o Japão e chegou muito perto da vitória. Rio Hatayama venceu Nicole Marques na primeira luta, mas Bruno Nóbrega e Sophia Câmara viraram o placar com vitórias sobre Fuku Yamamoto e Yuri Shimizu em revanche da brasileira, que perdeu a final do individual no 63kg para a japonesa. 

O Japão reagiu com vitórias de Ryota Nakada (81kg) sobre Lucas Ribeiro e de Tomoka Inoue (+63kg) sobre Dandara Camilo. 

Mas, o Brasil foi buscar o empate, com Alexandre Albano II (+81kg), que venceu Nozomu Miki e levou a decisão para o desempate. O sorteio colocou Albano no tatame novamente. Mas, dessa vez, o japonês levou a melhor e o Brasil foi à repescagem. 

O time brasileiro conseguiu manter a concentração e liquidou a Croácia por quatro a zero, com vitórias de Bruno Nóbrega, Sophia Câmara, Lucas Ribeiro e Dandara Camilo.

Na luta pelo bronze, contudo, o Brasil não conseguiu superar a forte equipe turca, que contou com o campeão mundial dos pesados Ibrahim Tataroglu e com vice-campeã do 70kg, Tuana Gulanay. 

Pelo lado brasileiro, Sophia Câmara foi o maior destaque, conseguindo marcar a única vitória do Brasil no confronto – ippon contra Hilal Akyildiz – e fechou sua participação nesse Mundial com apenas uma derrota, na final do individual. 

A Turquia fez os quatro pontos seguidos com vitórias de Emir Salim Ari (81kg) sobre Lucas Ribeiro por hansokumake (diving); Tuana Gulenay (+63kg) sobre Dandara Camilo por Waza-ari; Ibrahim Tataroglu (+81kg) contra Luiz Antonio Oliveira, por ippon; e Gizem Dincer (48kg) sobre Nicole Marques, por ippon. 

Com o resultado da equipe, o Brasil fechou sua participação no Mundial de Zagreb com duas medalhas – um ouro de Clarice Ribeiro (44kg) e a prata de Sophia Câmara (63kg) – dois quintos lugares, de Antonio Rocha (73kg) e Rafaela Rodrigues (52kg), além do sétimo lugar de Victor Hugo Silva (50kg).  No quadro geral, país ficou em sexto lugar.

O Brasil, portanto, melhorou o desempenho em comparação ao último mundial da classe. Em 2022, foram duas pratas, de Bianca Reis (57kg) e Gabriel dos Santos (+90kg), e dois quintos, de Antonio Medeiros Neto (73kg) e Jesse Barbosa (90kg), ficando em 13º lugar no quadro geral. 

A equipe retornará ao Brasil para continuar a preparação para os próximos desafios. Em setembro, a seleção ainda participará do Campeonato Pan-Americano Sub-18, em Calgary, Canadá. 

Fonte: CBB
Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

Related posts

Maioria dos jornalistas empregados formalmente são mulheres, brancos e com idade entre 30 e 39 anos

Fulvio Bahia

Assentados e assentadas da reforma agrária elevam a produção de alimentos saudáveis na Bahia

Fulvio Bahia

Haddad anuncia Galípolo para direção de Política Monetária do Banco Central

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais