Foram convocados os 11 atletas que representarão o Brasil na primeira edição do Campeonato Mundial de Corrida de Rua, que será realizado nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, em Riga, na Letônia. O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, anunciou a os integrantes da seleção brasileira nesta segunda-feira (28/8), desde Budapeste, na Hungria, enquanto aguardava a volta para o Brasil.
“Esta equipe é pioneira já que o Mundial de Corrida de Rua será o primeiro numa decisão muito acertada da World Athletics. As corridas são um fenômeno mundial, que atraem milhares e milhares de atletas e precisam ser prestigiadas”, disse Wlamir. “Sejam todos bem-vindos à seleção e gostaria de parabenizar atletas, treinadores, clubes, integrantes das equipes multidisciplinares, apoiadores e patrocinadores. Em Riga será a hora de os brasileiros brilharem.”
Dos convocados, três representaram o Brasil no Mundial de Budapeste, encerrado neste domingo (27/8), na Hungria: Johnatas Cruz (maratona), Tatiane Raquel da Silva (3.000 m com obstáculos) e Valdilene dos Santos Silva (maratona).
Os convocados:
Feminino
Milha – Tatiane Raquel da Silva (IPEC/Londrina-PR)
5 km – Simone Ponte Ferraz (Associação Prática de Atletismo de Jaraguá do Sul-SC)
Meia maratona – Valdilene dos Santos Silva (Pinheiros-SP)
Meia maratona – Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros-SP)
Meia maratona – Larissa Marcelle Moreira Quintão (Ascobel-MG)
Meia maratona – Aline Prudêncio de Freitas (Associação Força Falcão de Atletismo-CE)
Masculino
Milha – Guilherme Kurtz (UCA-SC)
5 km e meia maratona – Altobeli Santos da Silva (Pinheiros-SP)
Meia maratona – Fábio Jesus Correia (São Paulo-SP)
Meia maratona – Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Meia maratona – Maicon Douglas da Silva Mancuso (Associação Passofundense de Atletismo-RS)
CURSO DA WA PARA MEDIDORES – Na live de convocação pela TV Atletismo Brasil – canal do YouTube da CBAt –, Wlamir trouxe outras informações: em novembro, será realizado um Curso da WA para Medidores de Corrida de Rua e o Rio de Janeiro é candidato à organização do Mundial de Corridas de 2027. “Vamos fazer um movimento junto às federações para formar especialistas neste setor, aumentando os profissionais que já temos. Vamos conversar também com os organizadores de corridas”, disse.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt aproveitou a convocação para fazer um aviso importante. “Atletas, antes de fazer a inscrição em provas verificar se a corrida tem permit. Isso é muito importante. Só com o permit, você saberá se a corrida terá ambulância em caso de necessidade, postos de hidratação nos locais exatos, arbitragem oficial e, com isso, o reconhecimento dos resultados para efeitos de ranking.”
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt