CapacitaçãoMeio Ambiente

Inema participa de simulado para atuação em desastres envolvendo riscos à população e ao meio ambiente

Especialistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, no último sábado (26), na cidade de Feira de Santana, de uma simulação realística de acidente em massa com inundações, rompimento de barragem e vazamento de produtos perigosos. A atividade foi realizada durante o IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem) com o objetivo de integrar a atuação das forças de segurança, saúde e meio ambiente, para atuação em resposta aos desastres envolvendo riscos à população e a natureza.

Promovido pelo Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, o evento simulou um acidente catastrófico onde cerca de 40 vítimas fictícias foram transportadas para o hospital por meio de ambulâncias, ônibus e helicópteros, em diferentes cenários de socorro imediato.

A Equipe do Plantão de Emergências esteve presente no Congresso e atuou nos diversos cenários propostos e no Posto de Comando, verificando as ações previstas no Plano de Emergência do empreendimento responsável pela barragem. “É relevante observar que a participação dos técnicos do Plantão de Emergência, configurou-se em um momento de grande aprendizado institucional, refletindo em maior segurança e qualificação no pronto atendimento às demandas de emergências ambientais”, explicou a diretora-geral do Inema, Márcia Telles.

A especialista Ana Paula Monção, que faz parte do Plantão de Emergências, ressaltou a participação da equipe no evento. “Uma oportunidade para integração com as demais instituições, assim como, na identificação das oportunidades de melhoria do Inema no exercício de suas competências relativas às emergências ambientais, elevando e evidenciando a nossa imagem institucional”.

O Cidem tem ganhado cada vez mais prestígio em outros países, a exemplo do Japão, que tem em sua cultura social a prática de simulados para a população. O professor Jeidson Marques, idealizador e coordenador do projeto, juntamente com o Coronel PM Júlio Nascimento, enfatizaram que reunir todas as forças de forma simultânea em uma situação de desastre é muito complexo e se faz necessário para treinar a atuação de forma ordenada e rápida, com vistas a mitigar os danos consequentes, poupando o maior número de vidas possíveis.

Participaram do evento os Bombeiros Militares, Defesa Civil, SAMU, Secretaria da Saúde, Polícia Militar, Polícia Federal, Exército, Marinha, GRAER, IBAMA, AMBIPAR, VIA Bahia, além das policiais de perícia técnica e civis de outros estados, contabilizando mais de 60 instituições.

Fonte / Foto: ASCOM INEMA

Related posts

Parceria leva energia solar a escolas e estações do BRT de Salvador

Fulvio Bahia

Krenak: literatura pode ajudar a propor novas formas de viver na Terra

Fulvio Bahia

Começa nesta quarta-feira (23) a VI Festa da Baleia Jubarte na Praia do Forte com música, campeonato de surf e simpósio internacional

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais