MunicípiosSaúde

Alagoinhas: Boletim epidemiológico

Uma paciente de 24 anos, residente em Alagoinhas, teve o diagnóstico laboratorial positivo para meningite bacteriana (Neisseria meningitidis). O resultado foi divulgado na noite da última segunda-feira (28) pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A paciente encontra-se internada no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB e encontra-se estável com melhora progressiva do quadro, respirando normalmente e com uso de antibiótico para tratamento.

A Secretaria de Saúde (SESAU), por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica de Alagoinhas (VIEP), já está tomando as devidas providências para investigar o caso, fazendo uma busca por pessoas que tiveram contato com esse doente, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

A VIEP reforça que a melhor forma de prevenir a doença é através da vacina. Na rede pública estão disponíveis para crianças menores de 1 ano até 4 anos, as vacinas Pneumocócica 10 Valente Conjugada, Meningocócica C Conjugada, Pentavalente e BCG, que protegem contra alguns tipos de meningite bacteriana. A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação dos adolescentes em 2020 para as idades de 11 e 12 anos.

No ano de 2022, Alagoinhas atingiu cobertura vacinal (CV) de 62,03% para a vacina Meningococica C conjugada, ficando abaixo da meta preconizada (95%). Em 2023, a CV a está em 49,29% (até a data analisada), mantendo o mesmo padrão quando comparado ao ano anterior. O aumento do número de pessoas suscetíveis devido a coberturas vacinais inadequadas dificulta o controle das doenças imunopreviníveis, favorecendo a ocorrência de surtos e epidemias, e elevação da morbimortalidade.

Entre 1º de janeiro e 29 de agosto de 2023 foram notificados 12 casos suspeitos de meningite em Alagoinhas. Do total de pacientes notificados, 7 foram descartados, 2 foram confirmados com a doença, sendo eles 01 homem com 44 anos (meningite não especificada) e 01 mulher com 24 anos (neisseria meningititidis), e 3 encontram-se em processo de investigação. Nenhum óbito por meningite foi registrado em Alagoinhas.

Fonte: SECOM PMA
Foto: Divulgação

Related posts

Pobreza menstrual: Falta de informação e de acesso a higiene são desafios na América Latina, mostra estudo

Fulvio Bahia

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

Fulvio Bahia

Em missão na Espanha, Jerônimo busca novos investimentos em tecnologia, telecomunicações e energia renovável

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais