AnimaisBahiaCuidadosPrefeitura Municipal de SalvadorVacina

Vacinação antirrábica: Saúde promove Dia D neste sábado (2) em Salvador

Para ampliar a proteção de cães e gatos contra a raiva em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (2) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A mobilização acontece das 9h às 16h, com drive-thru no Shopping da Bahia e ponto fixo no Shopping Bela Vista, além de pontos itinerantes e volantes nos Distritos Sanitários (DS) de Cajazeiras, Itapuã, Cabula, Pau da Lima, Subúrbio e São Caetano/Valéria.  

Antes de sair de casa, os tutores podem verificar a programação completa no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Para ter acesso a dose, não é necessário apresentar documentação – basta o animal ter idade igual ou superior três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. 

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, ressalta que a mobilização contará com uma logística especial para democratizar o acesso a dose para todos que precisam. “Os nossos agentes de endemia estão empenhados em promover um trabalho de excelência para estimular a vacinação, pois sabemos como esses seres são cada vez mais integrantes fundamentais de inúmeras famílias soteropolitanas. Cuidar da saúde e bem-estar desses ‘anjos de quatro patas’ também é o nosso objetivo”.  

Prazo – A estratégia de intensificação da aplicação da vacina encerra no dia 8 de setembro e tem a expectativa de atingir a meta de 249 mil cães e gatos imunizados. Com o mote “Proteja seu Amiguinho Com Uma Dose de Amor”, a ação mobiliza mais de 100 postos de saúde com oferta da dose de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, além da disposição do imunobiológico em pontos itinerantes de locais estratégicos da cidade.  

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ). 

Fonte: SECOM PMS

Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Feira de Santana: Centro de Zoonoses intensifica vacinação contra a raiva nas unidades de saúde

Fulvio Bahia

Secretaria da Saúde alerta para necessidade dose de reforço da vacina contra a dengue em Salvador

Fulvio Bahia

Quilombo Legal entrega 1.142 Cefirs para comunidades quilombolas em Cachoeira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais