BrasilEsporte

Atletismo: Marcha atlética faz história com os primeiros campeões nos Jogos da Juventude

Maria Luiza Jaime, do Paraná, e Davi Gabriel da Silva, do Espírito Santo, entraram para a história dos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB). São os marchadores que venceram as provas inseridas pela primeira vez no programa de disputas da competição, que reúne jovens de 14 a 17 anos – o atletismo está sendo disputado em Pirassununga (SP), na pista da Força Aérea Brasileira. Mas os Jogos da Juventude seguem até o dia 16 em Ribeirão Preto (SP).

Não é difícil imaginar quem é a inspiração da dupla de campeões: Caio Bonfim, o principal marchador da história do País, que conquistou a medalha de bronze no Mundial de Budapeste, Hungria, em agosto, com o tempo de 1:17:47, novo recorde brasileiro. Foi a segunda medalha de bronze do brasileiro – a primeira conquistada no Mundial de Londres-2017. De volta ao Brasil Caio segue treinando no Distrito Federal em preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro e novembro.

“Me inspiro muito nele para chegar onde ele chegou. Caio começou de baixo e foi treinando, evoluindo mais e mais e é um dos melhores do mundo”, disse Davi, de 15 anos, que venceu os 5.000 m da marcha atlética (25:28.33).

Já Maria, de 17 anos, conquistou ouro nos 3.000 m da marcha atlética (16:15.04). “Vemos tudo o que o Caio está fazendo, com duas medalhas em mundiais. A Viviane Lyra também fez uma baita de uma temporada e isso é muito bom para a marcha. Muita gente não conhece, pensa que é aquela ‘corrida rebolando’. Então, queremos ter mais visibilidade, mostrar que a marcha atlética é para todos”, destacou a jovem paranaense.

Viviane Lyra ficou em oitavo lugar nos 20 km do Mundial de Budapeste, com 1:28:36, o seu melhor resultado pessoal e índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 (a marca exigida é 1:29:20), e voltou a brilhar nos 35 km marcha atlética do Mundial de Atletismo com o quarto lugar em 2:44.40, novo recorde brasileiro.

Veja a matéria dos marchadores nos Jogos da Juventude e mais fotos no site do COB

https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/caio-bonfim-primeiros-campeoes-marcha-atletica-jogos-da-juventude/

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Luiza Moraes/COB

Related posts

Em 2022, 1,5 milhão de pessoas trabalharam por meio de aplicativos de serviços no país

Fulvio Bahia

Centro Administrativo da Bahia recebe nova iluminação; investimento total foi de R$ 6,8 milhões

Fulvio Bahia

Natação paralímpica: Brasil encerra etapa do World Series em primeiro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais