BrasilEsporte

Futebol: Ramon Menezes analisa início da preparação da Seleção Pré-Olímpica no Marrocos

Treinador começa nesta segunda-feira (4) os treinos para os dois amistosos em Fez; primeiro jogo será na quinta-feira (7).

Os jogadores da Seleção Brasileira Pré-Olímpica se apresentam nesta segunda-feira (4) em Fez para os dois amistosos contra o Marrocos. Os jogos marcam o início da preparação para a disputa do torneio classificatório dos Jogos Olímpicos. A competição será disputada em janeiro e apenas dois países do continente garantem vaga em Paris-2024. O Brasil é o atual bicampeão olímpico (Rio-2016 e Tóquio-2020).

Antes de embarcar, o técnico Ramon Menezes concedeu entrevista à CBF TV no museu da entidade. Ele falou sobre a preparação da equipe nos próximos meses e analisou os convocados.

A Seleção Brasileira Pré-Olímpica entra em campo na quinta-feira (7) e no dia 11, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar a equipe do Marrocos Sub-23.

O treinador afirmou que vai montar um time criativo, que inspire o torcedor brasileiro, nos dois jogos na África.

“É o Brasil que transmita confiança principalmente para o torcedor, que o torcedor veja os jogos e se sinta representado dentro de campo pelos atletas que estão jogando. Com espírito, com atitude, com a entrega da alma, a criatividade, o improviso, isso aí é do futebol brasileiro”, finalizou.

Campeões Africanos

A seleção marroquina já está classificada para as Olimpíadas. No mês passado, conquistou a Copa das Nações Africanas. Para Ramon, começar a preparação da equipe com um adversário de alto nível é um fator muito positivo.

“Nada melhor do que já na primeira preparação ter esse tipo de enfrentamento. Isso é muito importante porque vamos ter poucas preparações. A qualidade do adversário sempre é muito relevante. Marrocos já está classificado para as Olimpíadas, foi campeão da Copa das Nações Africanas Sub-23 vencendo o Egito na final. Se trata de um adversário muito duro e vai ser um ótimo teste para a Seleção Brasileira.”

Ramon Menezes chega neste domingo (3) ao MarrocosRamon Menezes chega neste domingo (3) ao Marrocos
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Sul-Americano sub-20 e Seleção Pré Olímpica

Ramon foi contratado em março do ano passado com a missão de classificar o Brasil para o Mundial sub-20. Sob o comando do treinador mineiro, o Brasil conquistou o título invicto do Sul-Americano da categoria. O Brasil não vencia o torneio há mais de uma década e estava fora do Mundial há duas edições.   

“Nosso trabalho começou lá atrás, com algumas preparações para o Sul-Americano, que era o nosso objetivo aqui quando eu cheguei, já que a Seleção Brasileira Sub-20 esteve fora dessa competição em algumas edições. O Brasil não era campeão do Sul-Americano desde 2011 e a nossa responsabilidade era muito grande, mas trabalhamos muito para conquistar esse título e conseguimos.”

Com o título conquistado, Ramon entrou para a história ao vencer a competição como jogador, em 1991, e como técnico, em 2023. O técnico quer aproveitar a nova oportunidade para ter um bom desempenho no Pan-Americano, que acontece em outubro, e preparar a equipe em busca da classificação para os Jogos Olímpicos.

“Vamos fazer esse pré-olímpico, uma competição que a gente sabe que é uma competição muito difícil, uma competição que classifica apenas dois países sul-americanos e é lógico que o objetivo final é colocar o Brasil nas Olimpíadas.”

Equipe recheada de talentos

A convocação feita por Ramon teve uma grande variedade de talentos e um fato chamou a atenção: os 23 atletas convocados são de 20 clubes diferentes.

“Isso mostra a qualidade dos nossos jogadores espalhados pelo mundo todo. E a maioria desses atletas chega com histórico de seleção, apenas Igor Paixão e Bitello estão vindo pela primeira vez.”

Em relação ao futuro da seleção, o treinador reforçou que seu objetivo é conseguir mantê-la sempre competitiva.

“Um dos nossos trabalhos é oxigenar a Seleção Brasileira Principal. Esse é um dos nossos objetivos. A gente fica muito feliz quando vemos a ascensão de determinados jogadores. Jogadores que vimos aqui no futebol brasileiro, que trabalharam com a gente, e hoje estão na Europa, já estão encaminhados e traçando seu caminho nos clubes. Isso aí é gratificante pra todos nós.”


Fonte: ASCOM CBF
Fotos: Thais Magalhães/CBF

Related posts

IdeiaSUS Fiocruz adere campanha da Unaids e reúne experiências sobre HIV/Aids

Fulvio Bahia

Projeto inclui mentoria em cursos de educação profissional e tecnológica

Fulvio Bahia

Conselho Diretor do FNDCT aprova R$ 4,9 bilhões em crédito para inovação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais