CapacitaçãoEducaçãoGoverno do Estado

Estudantes da rede estadual participam de avaliações diagnósticas de Português e Matemática

A nova etapa de aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) na rede estadual de ensino, iniciada no último 21 de agosto, prossegue até quarta-feira (6) mobilizando cerca de 26,4 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e em torno de 123,4 mil do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) com o objetivo de fortalecer as aprendizagens dos alunos, a partir do uso de uma plataforma digital. A ferramenta pode ser acessada através de dispositivos disponíveis nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks e computadores, ou pelo celular do estudante.

No Colégio Estadual Cândido Meireles, no município de Cairu, de acordo com o coordenador pedagógico Hélio Cândido, a comunidade escolar está envolvida. “Além das avaliações servirem como ponto de partida para conhecer o perfil de habilidades que os estudantes já desenvolveram e vêm desenvolvendo, elas possibilitam a oportunidade de repensar o trabalho pedagógico no âmbito do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática articulado com os demais componentes curriculares”, afirmou.

A estudante Mary Allyd Cruz da Conceição, 17, 3º ano do Ensino Médio, é uma das que estão utilizando a plataforma para acessar os vários conteúdos digitais educacionais disponíveis, como materiais didáticos, atividades, provas e simulados. “As avaliações foram muito boas e fazem com que a gente trabalhe o nosso conhecimento, o que é muito importante para a nossa aprendizagem e nosso desenvolvimento acadêmico”. A ferramenta pode ser utilizada por alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

SABE – Retomado pela SEC em 2019, o Sistema de Avaliação Baiano de Educação promove a aplicação de provas em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. O SABE contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Divulgação

Related posts

Greve nas universidades é tema de audiência pública na ALBA

Fulvio Bahia

Na sede da União Europeia, governadores do Nordeste estreitam relações para atrair investimentos e iniciativas de transição energética

Fulvio Bahia

Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira (23)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais