Cultura

Série “Afros e Afoxés” enfatiza universalidade, dança e identidade do Olodum e do Malê Debalê

A série “Afros e Afoxés: A revolução do tambor”, que narra as histórias de resistência de blocos afros e afoxés de Salvador, traz os episódios sobre o Malê Debalê e o Olodum, na próxima sexta-feira (08), às 19h, para a TV, no canal Trace Brasil, e o YouTube do Salvador Capital Afro.

A série é uma produção do Salvador Capital Afro, programa da Prefeitura de Salvador que tem como objetivo promover o turismo afro na cidade, e conta com sete episódios que mostram a importância de Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Didá, Malê Debalê, Olodum e do afoxé Filhos de Gandhy para a cultura afro-brasileira, com depoimentos de músicos, dirigentes e associados das agremiações.
Em “Olodum: O eco dos tambores”, a percussão do Olodum se ergue como referência para a Bahia e o Brasil. As batidas ressoam pelo mundo, tornando-se um símbolo inconfundível. O bloco é a confluência de ritmos que gerou um dos estilos musicais brasileiros mais reconhecidos internacionalmente: o samba-reggae. O episódio destaca os depoimentos do presidente do Olodum, Marcelo Gentil, e do folião Adailton do Nascimento.

Já o episódio “Malê Debalê: O balé dos búzios”, destaca a relação do Malê, considerado o maior balé afro de rua do mundo, com a dança e a história do bairro de Itapuã. O fundador Miguel Arcanjo, o mestre de dança Agnaldo Fonseca e a foliã Marcela Santos discutem o papel fundamental que o Malê Debalê desempenha na comunidade, transmitindo a cultura através da arte da dança, principalmente para as novas gerações.

O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR) em Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.

Serviço:
Afros e Afoxés: A Revolução do Tambor
Onde assistir: Trace Brasil e https://www.youtube.com/@salvadorcapitalafro9726
Quando: 08/09, 19h – Olodum e Malê Debalê


Fonte: Assessoria de Imprensa Umbu Comunicação

Foto: Divulgação

Related posts

50 anos da Funceb será celebrado com programação gratuita no Pelourinho

Fulvio Bahia

Espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” chega a Salvador e a Camaçari, com três apresentações gratuitas

Fulvio Bahia

Teatro Castro Alves fecha programação do Concha Negra 2024 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais