CulturaExposiçãoFotografiaHomenagem

Exposição “Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje” chega à estação de metrô Campo da Pólvora

Abrir as passagens para objetos artísticos, propiciando o encontro entre as pessoas que transitam pelas estações de metrô da CCR Metrô Bahia com histórias da Bahia e do Brasil, esse é o objetivo da “Exposição Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje” que vai ser lançada nesta quarta-feira (06), em uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e a CCR Metrô Bahia.

Ao todo, serão 10 painéis colocados na Estação Campo da Pólvora, com as imagens e um pouco da história das heroínas do 2 de Julho: Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e a figura da Cabocla. A exposição e instalação visual buscam homenagear as heroínas da Bahia e, além de destacar as mulheres que lutaram no passado, reconhece o espaço daquelas mulheres que continuam batalhando por uma Bahia mais justa, diversa e igualitária. Nossas convidadas nesta primeira edição são a Tenente-Coronela Denice Santiago, a Defensora Pública da Bahia indígena Aléssia Berluza Tuxá, a ativista pelos direitos das empregadas domésticas Creuza Oliveira e a líder religiosa Mãe Jaciara.

Os totens, além das fotografias e biografias dessas mulheres, trazem um QR code que direciona o público para o podcast Mulheres da Terra. Nele, é possível assistir as entrevistas com as convidas e aprofundar o conhecimento sobre as heroínas atuais da Bahia. E é a partir da apresentação das heroínas do passado que a instalação faz a relação com a história das mulheres do presente.

Para a secretária de políticas para as mulheres, Elisangela Araújo, a iniciativa serve de memória e de educação para quem passa no local e mostra que “hoje também temos nossas heroínas e que elas são pessoas comuns, tão comuns como eram as heroínas do passado porque na verdade o que importa são as ações e os seus feitos dessas mulheres. Eles sim é que são heroicos”.

A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que promove eventos culturais no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Ao homenagear as heroínas baianas, a exposição faz um importante resgate histórico. E reforça que a independência do Brasil, celebrada agora em setembro, nasceu aqui na Bahia. Com essa parceria, buscamos ampliar o acesso à cultura e oferecer uma experiência ainda mais completa aos nossos clientes”, explica Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

Serviço:

Exposição Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje

Quando: 06.09.2023 a 06.10.2023

Local: Estação Campo da Pólvora de Metrô

Horário: das 5h à 0h

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Fonte: Ascom/SPM
Foto: Divulgação

Related posts

Museu de Arte da Bahia recebe exposição de Moraes Moreira

Fulvio Bahia

Mostra de Curtas em Sento-Sé celebra produções locais e destaca incentivo da Lei Paulo Gustavo

Fulvio Bahia

40 anos de carreira; Sarajane celebra sua trajetória no carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais