Uma operação conjunta realizada nos dias 5 e 6 de setembro está reforçando a proteção ambiental e o controle territorial na Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas de Tinharé e Boipeba, localizadas na Costa do Dendê. Nessa ação, participaram o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Ilhéus. O objetivo foi garantir o acesso à informação ambiental e supervisionar o uso e ocupação da região, com ênfase na zona costeira.
Durante a operação, foram realizadas visitas a várias localidades, como Moreré, Cueira, Tacimirim, Boipeba, Castelhanos e Cova da Onça. Estas visitas tinham como objetivo verificar se as normas ambientais estavam sendo cumpridas, se o uso do solo estava de acordo com as regulamentações e se a ocupação das áreas estava em conformidade com a legislação, contribuindo assim para a preservação dos ecossistemas naturais e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Uma das ferramentas empregadas foi a tecnologia de drones, que possibilitou um monitoramento mais ágil e eficaz das áreas em questão.
“A operação de fiscalização na APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba é mais um passo importante para garantir a preservação desse patrimônio natural e cultural, assegurando que as futuras gerações possam desfrutar da beleza e dos recursos naturais dessas ilhas. Ações como essa são fundamentais para garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, promovendo um futuro mais sustentável para todos”, destacou Eduardo Topázio, Diretor de Fiscalização do Inema.
A SPU ficará responsável pelos encaminhamentos relacionados ao uso do solo pertencente à União, analisando possíveis ajustes nas concessões de terras e avaliando as implicações legais de eventuais não conformidades. Por outro lado, o Inema utilizará as informações coletadas durante a operação para determinar as medidas a serem adotadas em relação às questões ambientais, como possíveis infrações às leis de proteção ambiental.
Fonte / Foto: ASCOM INEMA