CulturaLiteratura

Funceb segue com inscrições abertas para o Escritas em Trânsito em Lençóis, na Chapada Diamantina

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Escritas em Trânsito Coordenação de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dirart/Funceb). Em novembro, o projeto irá desembarcar em Lençóis, na Chapada Diamantina, para a oficina “Textos Impossíveis”, que será ministrado por Amara Moira.

Pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente até 20 de setembro no site da Funceb. A oficina acontecerá dias 13 e 14 de novembro, das 10h às 13h e das 15h às 18h, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis. Estão disponíveis 30 vagas para esta oficina. Podem participar da atividade artistas da palavra, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em Literatura, a partir de 18 anos. Esta é a primeira vez que o projeto vai realizar oficinas fora de Salvador.

A oficina “Textos Impossíveis” propõe a escrita literária como reescritura insistente de um eterno rascunho, com apropriações e deformações de toda espécie em busca do estilo próprio, da marca inconfundível. Também será trabalhado o olhar crítico, para que o escrever e o criticar estejam sempre em pé de igualdade: a mesmíssima obra por múltiplas perspectivas e as múltiplas perspectivas desmesmizando a obra.

A proposta da oficina é usar a escrita como ferramenta de desidentificação. Como pensar a construção de corpos e subjetividades quando abolem-se os padrões que asseguram legibilidade?

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Tem inúmeros artigos publicados sobre gênero e literatura, com foco em releituras feministas do cânone e na presença LGBTQIAPN+, sobretudo T, na literatura brasileira. É autora, dentre outras obras, do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (2016, republicado em 2018 como: E se eu fosse puRa), do capítulo também autobiográfico “Destino Amargo”, presente em Vidas Trans – A coragem de existir (2017), entre outros. Ministra palestras, cursos e oficinas em instituições como MASP, MAM-RJ, Casa das Rosas, além de inúmeros SESCs e universidades do país. Atualmente reside em São Paulo capital, é colunista da Mídia Ninja e do BuzzFeed e professora de literatura no cursinho Descomplica.

A oficina de Amara Moira também será realizada na capital baiana de 7 a 9 de novembro. Para este ano, o projeto ainda prevê as oficinas “Poesia Falada”, com Elisa Lucinda, em Salvador; e “Escrever é estar vivo”, com Itamar Vieira Junior, em Juazeiro.

O Escritas em Trânsito é realizado pela Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart/Funceb) desde 2012 e, até então, 31 oficinas já foram realizadas.

SERVIÇO:

Escritas em Trânsito – Textos Impossíveis com Amara Moira

Inscrição: até 20 de setembro no site da Funceb – www.fundacaocultural.ba.gov.br

Oficina: 13 e 14 novembro (segunda e terça-feira), 10h às 13h e15h às 18h

Onde: Casa e Memorial Afrânio Peixoto (Praça Afrânio Peixoto/Praça do Rosário – Centro, Lençóis – BA)

Gratuita

Fonte: Ascom/Funceb
Foto: Cintia Antunes

Related posts

I Festival Nacional de Artesanato na Bahia movimenta Salvador de 17 a 19 de maio

Fulvio Bahia

Projeto “Museu em Movimento” fortifica a inclusão social dos estudantes de Cachoeira

Fulvio Bahia

Mesa da FLICA que recebeu Liniker e Jota Mombaça abordou a poesia como lugar de não obediência à lógica do mercado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais