BahiaGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação AmbientalTurismo

Com apoio da Setur, Festival das Baleias incentiva o ecoturismo

A praia de Piatã, em Salvador, ficou mais bonita, na última sexta-feira (8), com a operação de retirada do lixo da areia, realizada por voluntários. A iniciativa fez parte da programação do 10º Festival das Baleias, aberto na quarta-feira (6), no Teatro UNEB-Cabula, onde aconteceu a Conferência Oceânica do Brasil, reunindo autoridades, cientistas, professores e estudantes. O festival é promovido pela entidade ambiental RedeMar e segue até domingo (10), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

Neste sábado (9), será realizada uma expedição para o avistamento de baleias-jubarte, na Baía de Todos-os-Santos, com a participação de estudiosos e admiradores de outros estados. O segmento turístico tem crescido na costa baiana, em função de ações conjuntas da Setur-BA e das instituições que trabalham pela preservação dos mamíferos marinhos.

“ É um segmento que desperta a curiosidade nas pessoas, permitindo a aproximação entre o ser humano e o meio ambiente. O Governo do Estado tem apoiado eventos dessa natureza, para promover a diversificação das atividades turísticas, sempre pautadas pela sustentabilidade”, ressaltou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

“ O turismo de avistamento de baleias é qualificado e está evoluindo em nosso estado, resultado do trabalho da Setur-BA, que decidiu encampar essa temática, em parceria com entidades defensoras do ecoturismo. É uma experiência que movimenta, anualmente, cerca de dois bilhões de dólares no mundo”, completou o presidente da RedeMar, William Freitas.

O Festival das Baleias será encerrado, no domingo (10), na Praça Tereza Batista (Pelourinho), com apresentações culturais. A temporada dos animais no litoral baiano começou em julho e vai até novembro, quando eles retornam para o frio da Antártica, após o acasalamento e reprodução nas águas mornas do mar da Bahia. Os interessados em fazer passeios para observar os gigantes marinhos devem procurar operadoras de turismo especializadas no segmento.

Fonte: Ascom/Setur
Foto: Divulgação

Related posts

Qualificação profissional promovida pelo Estado abre portas para o emprego formal, afirma Geraldo Júnior

Fulvio Bahia

Bahia recebe mais de 1.300 profissionais da assistência social de nove estados nordestinos em encontro até quarta-feira (16)

Fulvio Bahia

Lojas da TIM recebem doações para o Bahia Sem Fome

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais