CiênciaDrogasLiteraturaPesquisasSaúde

Livro “Lu: um conto sobre autismo e cannabis” será lançado na ExpoCannabis

Editora Vista Chinesa está prestes a lançar um livro infantil que aborda uma história sensível e relevante sobre uma criança que utiliza a cannabis para fins medicinais. Com a crescente disseminação do uso medicinal da planta entre pacientes e profissionais de saúde, crianças com doenças graves têm a oportunidade de levar vidas plenas e desfrutar das mesmas experiências que outras crianças, incluindo a educação escolar.

Intitulado “Lu: um conto sobre autismo e cannabis”, este livro transporta os leitores para um cenário de jardim de infância, onde o narrador mirim, Cris, faz amizade com uma colega chamada Lu. À medida que a história se desenrola, Cris começa a notar comportamentos singulares em Lu que o intrigam profundamente.

O livro é dividido em pequenos capítulos, nos quais a avó de Cris desempenha um papel importante no fortalecimento dos laços nos momentos mais desafiadores. A família de Lu, por sua vez, abre as portas de sua casa para Cris, revelando um segredo extraordinário: Lu cultiva plantas mágicas.

O autor por trás dessa obra fascinante é o argentino Cristian Bernachea. Além de ser um autor talentoso de histórias infantis e de terror, Cristian atua como acompanhante terapêutico. Sua inspiração para escrever “Lu” veio de um desejo profundo de encontrar novas maneiras de apoiar as famílias que fazem uso da cannabis medicinal, especialmente aquelas que enfrentam perseguição policial e preconceitos sociais.

“Estou muito feliz com o livro no Brasil. Chorei de alegria quando surgiu a oportunidade. Comecei a escrever o livro em 2019, aí o COVID apareceu. A partir desse momento conversei com ONGs de todo o mundo, para que se juntassem ao nosso projeto com o intuito de dar visibilidade ao assunto”, comenta o autor.

Cristian conta que a história de “Lu: um conto sobre autismo e cannabis” foi moldada a partir do notável caso de Charlotte Figi, conhecida como um símbolo na luta pelo acesso ao uso de cannabis para fins medicinais nos Estados Unidos desde os cinco anos de idade, quando começou a usar o óleo para o tratamento de Síndrome de Dravet, um tipo muito forte de epilepsia.

O argentino que é autor de outro livro infantil sobre cannabis chamado “Histórias humanas y otras fábulas” relata que a iniciativa de escrever histórias infantis sobre cannabis surgiu para pedir o fim da perseguição aos usuários da planta.
“A guerra às drogas está destruindo famílias. Queríamos então naturalizar a planta, ainda mais em usuários terapêuticos. Conhecer a história de Charlotte Figgi e a luta das ONGs nos ajudou a escrever essas histórias.”

As ilustrações que dão vida à história são obra do também argentino Mario Sánchez. Com formação em artes visuais pela Universidade Museo Social Argentino, Mario é um artista plástico e professor de artes visuais especializado em gravura, desenho, pintura e escultura. Ele também é conhecido por suas ilustrações em capas de livros e álbuns de bandas argentinas.


Saiba mais

O livro “Lu – Um Conto Sobre Autismo e Cannabis” estará disponível para compra no estande da Editora Vista Chinesa durante a ExpoCannabis 2023, que acontecerá de 15 a 17 de setembro em São Paulo. Os leitores interessados poderão adquirir a obra pelo preço de R$45, tanto no estande físico quanto na loja online da editora (o livro estará disponível no site após o início da feira e no nosso portal também).

ExpoCannabis 2023 também será palco para outros lançamentos da Editora Vista Chinesa e da Editora Brasa, consolidando um espaço dedicado à cultura canábica no evento. Além de “Lu”, os visitantes poderão conferir obras como “A Maconha no Brasil Através da Imprensa: Cânhamo, Cannabis, Pango e Diamba nos Jornais Antes da Proibição (1808 – 1932)” de Gustavo J. C. Maia e “Diamba – Histórias do Proibicionismo no Brasil” de Daniel Paiva. A feira promete ser um ponto de encontro para explorar e discutir temas relacionados à cannabis e ao seu impacto na sociedade.

Fonte / Imagem: Cannabismedicinal

Related posts

Tiago Carvalho lança ” Rei de Ilhéus”

Fulvio Bahia

Hospital Roberto Santos e o Shopping Paralela realizam campanha de incentivo à amamentação, na capital baiana

admin

Mais Médicos: 624 municípios vão receber mais 1,5 mil profissionais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais