Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Da base de produção à comercialização, Governo impulsiona agricultura familiar em três municípios

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Caém, Jacobina e São José do Jacuípe foram beneficiados, no último fim de semana, com novos equipamentos e centros de comercialização para impulsionar o desenvolvimento econômico a partir do rural, desde a base de produção até a comercialização.

No último domingo (10), as novidades chegaram à São José do Jacuípe, no território Bacia do Jacuípe. Lá foi entregue a nova cobertura do Mercado Municipal e 50 novas barracas de feira, o que beneficiou diretamente as famílias agricultoras que comercializam seus produtos na feira de frutas e verduras, que funcionava a céu aberto, além de toda a população, que contará com mais segurança e conforto para adquirir os produtos.

Ainda em São José de Jacuípe, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou também a reforma e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Mel para a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC).

O apicultor Leomarcio Araújo, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), contou os benefícios da nova unidade. “Antes, quem desenvolvia a atividade teria que se deslocar para outra unidade ou realizar a colheita de forma inadequada, sem o devido padrão de higiene. Agora, teremos condições de realizar a colheita na própria comunidade e o retorno econômico somará bastante na renda familiar”. A nova unidade está certificada com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para realizar o processamento do mel.

Já nos municípios de Caém e Jacobina, os equipamentos foram entregues no sábado (9/9). Em Caém, 40 barracas de feira agora estão disponíveis para organizar e qualificar a feira livre do município. Além disso, foi autorizada a reforma da praça que sedia o espaço e a reforma e ampliação do Mercado Municipal da sede.

Com os novos equipamentos, feirantes como Tales Azevedo esperam melhorar a comercialização dos produtos. “Antes, tínhamos barracas improvisadas, algumas até bem antigas e desgastadas. Com essas barracas novas, nossa feira fica mais organizada e atraente. Agora, podemos apresentar nossos produtos de forma mais profissional e convidativa”.

Kits produtivos

Os agricultores familiares de Caém, Jacobina e de outros municípios que compõem o consórcio vão passar a contar com kits produtivos, entregues por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Piemonte da Diamantina.

Em Caém, foi feita ainda a entrega de um kit produtivo contendo uma moto, um tablet, um tanque de resfriamento de leite e um kit de apicultura. Já em Jacobina, foram distribuídos mais tanques de resfriamento de leite, kits de apicultura, motos e tabletes, também frutos dessa parceria. No total, o investimento é de R$ 2,9 milhões para essas iniciativas.

O presidente do Consórcio e prefeito de Mirangaba, Dirceu Ribeiro, comenta que as entregas vão auxiliar o desenvolvimento da agricultura familiar da região. “Vai contribuir bastante porque os resfriadores vão chegar nas comunidades para facilitar a comercialização do leite. Em relação ao mel, destaco os equipamentos de proteção individual (EPI), que trarão mais segurança para os apicultores”.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Related posts

Com saldo de 8.319 postos em junho, a Bahia gerou 50.955 vagas no primeiro semestre do ano

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Com produtos típicos e música tradicional, São João do município é apresentado ao público em Brasília

Fulvio Bahia

Governo baiano convoca 2 mil jovens para contratação pelo projeto Primeiro Emprego 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais