Atividade presidida pelas Pretas por Salvador será realizada no Colégio Estadual Marquês de Maricá, sexta-feira, às 9h30.
O Colégio Estadual Marquês de Maricá, localizado no bairro Pau Miúdo, em Salvador, sediará uma sessão especial itinerante na próxima sexta-feira (15), às 9h30, dedicada ao combate à gordofobia. O evento idealizado pelo Mandato Coletivo Pretas por Salvador (PSOL) faz parte das atividades da Semana Municipal de Combate à Gordofobia, instituída pela Lei n° 9.633/2022 do município.
A Semana Municipal de Combate à Gordofobia, aprovada em 2022, designa a segunda semana de setembro no calendário municipal de Salvador como um período para combater a violência e apoiar as pessoas que enfrentam discriminação devido ao seu peso.
A sessão especial itinerante desta sexta-feira é uma iniciativa do mandato que além de criar a lei pretende fiscalizar o poder Executivo em relação ao seu cumprimento total.
De acordo com o mandato, o evento será também uma oportunidade de trazer dados em relação à gordofobia no país e como essa tem impactos profundos na vida das pessoas, resultando em quadros depressivos, de ansiedade e outras consequências devastadoras.
De acordo com alguns desses registros, 50,1% dos brasileiros no mercado de trabalho lidam com piadas sobre corpos gordos, enquanto 70,1% relatam atendimento médico negligente em relação às questões de peso. No cotidiano, 42,5% enfrentam barreiras que impedem o acesso livre a locais e ao transporte público. Além disso, impressionantes 97,8% das pessoas gordas já sofreram gordofobia no Brasil.
Fonte: ASCOM CMS
Imagem: Divulgação