MunicípiosSaúde Mental

Dias d’Ávila: Prefeitura promove ações de conscientização e prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Dias d’Ávila está se mobilizando em defesa da vida no Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Ao longo do mês, as Secretarias de Saúde (SESAU), de Desenvolvimento e Proteção Social (SEDES) e de Educação (SEDUC) estão promovendo uma série de ações de conscientização e prevenção ao suicídio.

A SESAU, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realiza ações constantes de apoio às pessoas em situação de sofrimento psíquico, oferecendo atendimento especializado, terapias e grupos de apoio. O CAPS desempenha um papel fundamental no cuidado da saúde mental da comunidade diasdavilense. Durante o Setembro Amarelo, as ações são intensificadas com palestras, campanhas de conscientização e orientação sobre a importância de buscar ajuda.

A SEDES, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), contribui significativamente para a prevenção do suicídio por meio do acolhimento e apoio às famílias e indivíduos que vivem em situação de vulnerabilidade social e emocional. Os equipamentos promovem palestras, grupos de escuta e orientação psicossocial, incentivando a resiliência e, assim, fortalecendo os laços comunitários.

A SEDUC, também desempenha um papel de grande importância na promoção da saúde mental da sociedade. Através da equipe Psicossocial desenvolve ações educativas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Durante o mês de Setembro as escolas públicas municipais realizam palestras, rodas de conversa e atividades que visam conscientizar e sensibilizar não só os estudantes do Fundamental II e EJA, mas toda a comunidade escolar e família dos estudantes, sobre a importância de cuidar da própria saúde mental e apoiar os colegas.

O suicídio é uma questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É importante lembrar que não estamos sozinhos e que existem pessoas que se importam com a gente. Se você estiver pensando em suicídio, procure ajuda. Busque um profissional de saúde mental ou procure um CAPS, instituição de referência no assunto. Você também pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 – para solicitar apoio e informações. Não tenha medo de pedir ajuda. Converse com um amigo ou um parente, a vida é preciosa e merece ser vivida. O lema do Setembro Amarelo esse ano é: “Se precisar, peça ajuda!”. Em caso de emergência, ligue para o SAMU – 192, o mais rápido possível.

Fonte / Imagem: SECOM PMDD

Related posts

Feira de Santana: Vasilhas de água dos cães e gatos podem ser um prato cheio para a dengue

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura leva atendimento odontológico para pessoas em situação de rua

Fulvio Bahia

PRF flagra crime ambiental e resgata pássaros sendo transportados irregularmente dentro de gaiolas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais