BahiaPessoas com DeficiênciaPrefeitura Municipal de Salvador

Com foco na saúde, Prefeitura de Salvador discute elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Salvador realizou na última quarta-feira (13) mais uma reunião para debater a formulação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O encontro, que foi realizado no auditório da sede da pasta, no bairro do Comércio, teve como foco os temas de saúde.

O plano reunirá todas as políticas públicas e estratégias que devem ser implementadas pela gestão municipal para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Salvador. A série de encontros faz parte das comemorações do Setembro Verde, dedicado a ações em prol da consciência e da luta pela inclusão de pessoas com deficiência.

Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, destacou a importância de elaborar esse plano. “Dividimos o trabalho de elaboração do plano por eixos, para permitir que as pessoas com deficiência ou responsáveis contribuam. Até o momento, já discutimos diversas outras pautas que estarão no documento, como educação e assistência social”, disse.

“Planejamos concluir esse planejamento até dezembro deste ano. São diversas questões que as mães de pessoas com deficiência pedem e precisam imediatamente de respostas. Estamos buscando cumprir as metas o mais breve possível para que as pessoas tenham acesso aos direitos o mais rápido possível, além do que já têm no dia a dia”, acrescentou Daiane Pina.

Também em alusão ao Setembro Verde, a Sempre tem organizado uma variedade de eventos, incluindo atividades esportivas, culturais, oficinas, promoções e a garantia de direitos para a Pessoa com Deficiência. Além disso, uma feira de serviços e a distribuição de material informativo também fazem parte das iniciativas da pasta municipal.

Presente no encontro, a coordenadora da associação Abraço à Microcefalia Elaine Paixão, mãe de Mariana, que é portadora de microcefalia causada pelo zika vírus, enfatizou a importância desses eventos. “Eles são muito importantes para os planos futuros das nossas crianças e das pessoas com deficiências”, pontuou.

“A Prefeitura de Salvador está sempre trazendo esses planos para que a gente possa construir, para que, posteriormente, possamos ter direito à acessibilidade, à saúde e à educação”, completou Elaine.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Após parada de quase 6h, Linha 2 do metrô volta a operar em Salvador na noite desta sexta-feira (14)

Fulvio Bahia

Em quatro meses, programa consegue melhorar qualidade de vida de 263 pacientes renais crônicos

Fulvio Bahia

Programa Morar Melhor é apresentado ao governo do estado de Pernambuco

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais