MunicípiosSaúde Mental

Juazeiro: Prefeitura alerta sobre cuidados com a saúde mental no mês de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça o alerta sobre os cuidados com a saúde mental e a desestigmatização sobre o suicídio aderindo à campanha Setembro Amarelo. O movimento surgiu com a ideia de quebrar tabu e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.

A campanha é realizada por diversas entidades, incluindo o Centro de Valorização da Vida (CVV), que definiram como tema para este ano: “Acolher é cuidar” para lembrar a importância de oferecer acolhimento e um olhar compreensivo, sem julgamentos para poder oferecer ajuda.

“O suicídio sempre foi um tema tabu na sociedade e é fundamental que passe a ser tratado como um problema de Saúde Pública de causas multifatoriais. No entanto é necessária muita responsabilidade para se tratar desse assunto. É preciso deixar de lado as ideias de que os problemas de saúde mental são questões individuais e olhar elas dentro de um contexto social, das condições de vida, de trabalho e de tantas outras questões. Além disso, é muito importante entender que lidar com essas questões é muito difícil, e por isso há a necessidade de suporte com profissionais especializados”, disse a psicóloga do CAPS II, Jéssica Barbosa.

A profissional orientou como se deve abordar uma pessoa em sofrimento mental para oferecer ajuda. “As pessoas que tão próximas de alguém em sofrimento, é muito importante tentar evitar julgamentos e conselhos prontos, tentar evitar falas de que é um momento de fraqueza ou de falta de fé e encorajar a pessoa a buscar ajuda em um serviço especializado”, destacou.

Onde procurar ajuda?
A Prefeitura de Juazeiro disponibiliza assistência à saúde mental para a sua população. O serviço é oferecido em unidades que atendem de acordo com o perfil e necessidades dos pacientes.
A rede é composta pelas Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório de Saúde Mental, CAPS II / CAPS AD III e CAPS Infanto-Juvenil.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) também realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo através do telefone: 188.

Fonte / Imagem: SECOM PMJ

Related posts

PM apreende fuzil e pistolas em operação na Engomadeira.

Fulvio Bahia

Setembro amarelo: a saúde mental em foco

Fulvio Bahia

Guanambi: Prefeitura segue investindo na melhoria e modernização do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais