Imprensa

ABI encerra programação de aniversário com debates e lançamentos editoriais e música

Uma jam session com jornalistas celebra o sucesso da programação de aniversário.

Neste sábado (16), a Associação Bahiana de Imprensa fecha a comemoração dos seus 93 anos com os dois painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade, além de lançamentos editoriais: uma edição especial da Revista Memória da Imprensa e o catálogo da exposição Ginga Nagô, do fotojornalista Anízio Carvalho.

O evento gratuito e aberto ao público acontece às 9h, no auditório da entidade, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. Também será possível acompanhar pelo Youtube da ABI (@abi_bahia). O encerramento, às 13h, terá uma jam session conduzida pela jornalista Rita Tavarez (voz e violão), Estevam Dantas (teclado), Marcus Sampaio (baixo), Waguinho (bateria) e aberta aos participantes que quiserem cantar ou tocar algum instrumento. A ideia é permitir o improviso com a mistura de estilos musicais.

Desde o dia 17 de agosto, data de fundação da ABI, a instituição realiza semanalmente discussões sobre temas estratégicos para a comunicação no estado, além das atividades estatutárias, como reuniões e assembleia ordinárias. Já passaram pelo Auditório Samuel Celestino nomes de referência na cena nacional, com abordagens sobre a PEC do diplomadireitos autorais de jornalistas e fotojornalistas, assédio judicialviolência contra a imprensaempreendedorismocomunicação digital e IA, além do lançamento do livro do jornalista Jolivaldo Freitas.

A agenda de sábado começa com os painéis do quarto eixo temático – Cultura, democracia e diversidade. O primeiro bloco, “Diversidade nas Redações”, traz os jornalistas Danila de Jesus e Jorge Gauthier, e o fotógrafo e podcaster Matheus Lens; e “O PL das Fake News ameaça a democracia?”, com o jornalista e professor Yuri Almeida e mediação do jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da ABI.

Memória

O projeto “Memória da Imprensa – A História do Jornalismo Contada Por Quem Viveu” registra experiências de jornalistas veteranos cujas atuações marcaram a imprensa da Bahia. (Confira as três edições já publicadas)

A 4ª edição está pronta para dar voz a Lady Eva, Alexandre Seixas, Zé de Jesus Barreto, Nelson Cadena e Vitor Hugo Soares, e trazer artigos relacionados com as discussões dos painéis integrantes da agenda dos 93 anos da ABI. A publicação representa mais um ciclo do projeto, antes apresentado no formato de documentários.

Ginga Nagô

Com curadoria do jornalista de imagem Manu Dias, a exposição Ginga Nagô valoriza a genialidade de Anízio Circuncisão de Carvalho, ao disponibilizar ao público uma verdadeira aula de História.

As lentes desse baiano de Conceição da Feira eternizaram acontecimentos marcantes da história da Bahia e do Brasil, com destaque para as coberturas do período da ditadura militar e campanhas políticas, manifestações culturais e religiosas, além da cena artística e o cotidiano da vida baiana. Neste sábado, o público que visitar o Museu de Imprensa, no andar térreo do edifício-sede da ABI, receberá um exemplar do catálogo da mostra, diagramado pela Bamboo Editora.

A programação técnico-científica e cultural do ciclo “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” tem como parceiras incentivadoras as seguintes empresas e instituições: Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, Suzano Papel e Celulose, Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Governo do Estado da Bahia e o portal Bahia Notícias. A produção ocorre em parceria com a Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, a Produtora Júnior.

SERVIÇO

ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia – Eixo 4: CULTURA, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE + Lançamento da 4ª edição da Revista Memória da Imprensa e do catálogo da exposição Ginga Nagô
Data: 16 de setembro
Hora: das 9h às 13h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento gratuito

  • Saiba mais sobre os convidados do dia 16/set:

Eixo 4 – VIDA REAL NO MUNDO DIGITAL – CULTURA, DEMOCRACIA E DIVERSIDADE

9h – Diversidade nas Redações. As redações refletem o perfil da sociedade? Como abordar as diferenças sem estigmatizar?

Danila de Jesus – Baiana, jornalista, mestre em Estudos Étnicos e Africanos, doutoranda em Cultura e Sociedade, pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Docente no ensino superior, também atuou como coordenadora dos cursos de jornalismo e publicidade, na graduação. É coautora do livro “Racistas são os Outros – contribuição ao debate lusotropicalista em África, Brasil e Portugal” e do “Guia Diversidade nas Redações – um guia para gestores(as), editores (as), jornalistas”, pela Énois Escola de Jornalismo.

Jorge Gauthier – Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ativista LGBTQIAP+, especialista em marketing (USP), marketing estratégico (UNIFACS) e jornalismo científico com ênfase em Saúde (UFBA). Já atuou em diversos segmentos da comunicação, com ampla experiência em reportagens especiais, chefia de reportagem, gestão de pessoas e projetos, além de produção de conteúdo impresso e digital.

Matheus Lens – Fotógrafo e estudante de jornalismo, possui um podcast de entrevistas intitulado “Fala Preto Podcast”, cuja função é reunir em um espaço, conversas protagonizadas principalmente por pessoas pretas, abordando diversos assuntos como saúde, música, moda, empreendedorismo, política e outros. Trabalha com o empoderamento de pessoas pretas por meio da produção de editoriais que contam histórias.

10h30 – O PL das Fake News ameaça a democracia?

Yuri Almeida – Jornalista e professor. Mestre em Comunicação e Cultura (UFBA), especialista em Marketing (USP), Estratégia e Liderança Política (FESPSP), Psicologia Social e Antropologia (FAMEESP) e Jornalismo Contemporâneo (Unijorge).

Fonte / Imagem: ASCOM ABI

Related posts

Entenda projeto que pode remunerar o jornalismo em plataformas

Fulvio Bahia

Conflitos por acesso à água crescem no Brasil e soluções do governo deixam a desejar, mostra pesquisa

Fulvio Bahia

Jornalistas que cobrem a ALBA escolhem os parlamentares destaques de 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais