Na última terça-feira (12), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio promoveu o 7º Seminário Setembro Azul: A pessoa surda no mercado de trabalho – Combatendo o capacitismo no prédio do Arquivo Nacional, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Para o evento foram convidados representantes de instituições e empresas privadas que possuem políticas de inclusão para pessoas com deficiência.
Durante a manhã, foram abordados temas como empregabilidade da Pessoa com Deficiência, orientações sobre elaboração de currículo profissional, explicações sobre o Auxílio inclusão do INSS, sensibilização para empresas e acessibilidade na Língua Brasileira dos Sinais (Libras) na Cidade do Rio de Janeiro.
Luciane Ferrareto, coordenadora do projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, fez uma fala na mesa de debates intitulada “Vivências do setor de Recursos Humanos com colaboradores surdos”.
“O objetivo da apresentação foi sensibilizar empresas que estiveram no evento sobre a possibilidade de contratação de pessoas com deficiência, mostrando o Projeto Empregabilidade Social da Pessoa surda que está em vigência na Fiocruz há cerca de 30 anos, empregando cerca de 110 pessoas”, explicou Luciane.
Os efeitos positivos desse tipo de encontro reverberam para além dos debates promovidos. “Eles servem para fortalecer laços entre instituições que vem trabalhando em prol das pessoas com deficiência, além de ampliar a visibilidade das ações dessas instituições e promover reflexões coletivas sobre capacitismo, isto é, sobre a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência”, afirmou.
Vanessa Neves, Coordenadora da Central de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da secretaria, agradeceu a participação da Fundação Oswaldo Cruz no evento. “A fala de Luciane trouxe validação ao que acreditamos na secretaria: um ambiente de trabalho acessível é possível!”, enfatizou.
Educação e trabalho de pessoas surdas
Em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, a coordenação de Cooperação Social, em parceria com o Centro de Vida Independente (CVI), irá promover uma mesa de debates: Experiências de pessoas surdas com Educação e Trabalho, no dia 19 de setembro (terça-feira), de 8h30 a 12h30, no auditório do Museu da Vida Fiocruz. Para participar, não é necessário se inscrever. O evento contará com intérpretes de libras.
São convidados à mesa de debates, Márcia Cristina Paulo dos Santos, pedagoga bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Salomão Rocha dos Santos, professor do Ines, Vanessa Reis Fontes, auxiliar de administração na Fiocruz e Matheus da Silva Oliveira, técnico em Química e Farmácia e estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gabriel Simões, coordenador de Gestão Estratégica da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCPS) fará a mediação do encontro. Ao final, haverá uma apresentação cultural.
Fonte: ASCOM Fiocruz
Imagem: Divulgação