ArteCulturaMúsica

Obra de Shakespeare é foco de seminário realizado pelo Coletivo DUO de 18 a 22 de setembro

Encontros dramatúrgicos e ampliados integram projeto MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania, que trará como resultado final espetáculo homônimo.

Em 2023, o Coletivo Duo Teatro está em intensa criação cênica. No primeiro semestre, em comemoração aos 13 anos, circulou pela Bahia apresentando espetáculos do repertório e, em concomitância, já estava em pesquisa e montagem da mais nova e décima peça do grupo com estreia prevista para outubro, MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, com os atores Saulus Castro e Antonio Fabio.

Antes de trazer à cena o encontro fictício de Macbeth e Ricardo III, personagens shakespeariana obscuras e com sede de poder, o Duo realiza de 18 a 22 de setembro, no Teatro Gamboa, o Seminário MacbethRicardo III – Um Tratado de Vilania, que terá Encontros Dramatúrgicos e bate-papos de Percepções Ampliadas a respeito de temáticas pulsantes nas obras que dão origem ao novo espetáculo. Todas as mesas de diálogos ocorrerão no turno matutino.

A proposta do ciclo de debates é aliar as questões contemporâneas deste espaço-tempo com a dramaturgia de William Shakespeare, ĺ do poder. Para isso, foram convidados pesquisadores de diversas áreas – Teatro, Letras, Comunicação, Psicologia e Filosofia. O evento – que é totalmente gratuito – tem como convidada especial de abertura no dia 18 de setembro a escritora e dramaturga baiana Cleise Mendes, que atuou como docente na Escola de Letras e Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que realizará palestra acerca da obra Macbeth. Logo após, a professora da Universidade Federal do Paraná, Liana Leão, trará algumas abordagens a partir de montagens estrangeiras.

No dia seguinte, 19 de setembro, ocorre mais um encontro dramatúrgico, tendo como foco uma análise da obra de Ricardo III, com o professor de teatro Paulo Henrique Alcântara (UFBA), também dramaturgo e com trabalhos renomados como “Sublime é a Noite” (2021) e “Maldita Seja” (2022) e mais uma vez com a professora Liana Leão. Já na quarta-feira, 20 de setembro, ocorre a primeira etapa de percepções ampliadas, com o psicólogo Marcelo Castro Bomfim.

Há algum tempo, ouvimos o seguinte diálogo: um personagem diz “… num grande acordo nacional”, o outro responde “Com o Supremo, com tudo”. A manutenção do poder perpassa pela manipulação das estruturas governamentais e, para embelezar a mentira, a detenção dos meios de comunicação, fake news. Temáticas que estão nas obras de Shakespeare e serão debatidas no encontro de percepções ampliadas sobre Poder e Mídia com os comunicólogos Sérgio Sobreira e Malu Fontes, docentes na Faculdade de Comunicação da UFBA, na Quinta-feira (21/09).

O último encontro é dia 22 de Setembro, com foco numa análise mais filosófica das obras e temáticas que elas abarcam, com Rodrigo Araújo, doutor em filosofia pela UFBA e professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Esse ciclo de debates integra o projeto MacbethRicardoIII: um tratado de vilania, aprovado no Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, do Fundo Nacional de Artes (Funarte), através do Ministério da Cultura.

Montagem
O projeto se encerra com a temporada em outubro do espetáculo “MacbethRicardoIII: um tratado de vilania”, que tem como mote a exposição e crítica acerca das estruturas de poder macropolíticas. Um encontro fictício proposto pela dramaturgia inédita de Paulo Atto e dirigido por Rino de Carvalho. “Recorremos às duas obras de William Shakespeare, Macbeth e Ricardo III, as quais trazem dois dos mais importantes e contundentes reis que, por meios diversos, fazem de tudo para chegar ao trono. Personagens de tempos e espaços completamente diferentes. Um improvável encontro em um aparente não-lugar.”, conta Saulus Castro.

Toda história social é uma história de conquista e perpetuação do poder; seja numa ilha britânica ou num país continental como o Brasil, com diversos interesses e poderes em jogo. É neste sentido que, por meio de dois dos personagens mais icônicos de Shakespeare, Macbeth e Ricardo III, o DUO propõe este encontro de poderes para expor nuances daquilo que rege uma sociedade. Quando estes dois poderes se encontram, o que norteia suas ações?

Programação
18 de setembro
10:00h: Coffee Break Receptivo (Coletivo Duo)
10:30 às 11:30 palestra Um Certo Macbeth – Profª Drª. Cleise Mendes
11:30h às 12:30h palestra com a Profª. Liana Leão (UFPR)
12:30h às 13h: bate-papo

19 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h palestra com Profª Liana Leão (UFPR)
10:20h: Coffee break
10:30h: palestra Um certo Ricardo III – Profª Pós Drª. Paulo Henrique Alcântara (UFBA)
11:30h: Bate-Papo

20 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h: Palestra Psicologia – O “ser” em cena: atualidade do pensamento de Shakespeare – Marcelo Castro Bomfim (Psicólogo)
10:30h: Coffee break
10:50h – 11:30h: bate-papo
11:50h: encerramento

21 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação das palestrantes (Coletivo Duo)
9:30h: palestra Comunicação (Poder e Mídia) – Profs. Sérgio Sobreira e Malu Fontes (UFBA)
11h: Coffee break
11:20h: abertura para perguntas
11:50h: encerramento

22 de setembro
9:00h: Abertura e apresentação da palestrante (Coletivo Duo)
9:30h: palestra Filosofia – Mito, poder e Melancolia: o que pensa Walter Benjamin – Profª Drª. Rodrigo Araújo
10:30h: Coffee break
10:50h: abertura para perguntas
11:50h: encerramento

Fonte: ASCOM Coletivo Duo
Foto: Divulgação

Related posts

Tudo pronto para o lançamento da FLIPELÔ 2024

Fulvio Bahia

Rolê Afro: Prefeitura de Salvador lança 11 roteiros com experiências afrocentradas na capital baiana

Fulvio Bahia

Pagogin neste sábado (15) no Trapiche Barnabé em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais