ArteCulturaLazerMúsica

Festival Alternativo realiza a sua 7ª edição no Parque de Pituaçu

Num ato de resistência por melhorias no Parque de Pituaçu e do seu entorno, o Festival Alternativo realiza a sua 7ª edição nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, com o tema “Fortalecendo nossas Raízes”.

Organizado de forma independente pelo Coletivo Pituaçu em Rede Afetiva, que reúne artistas, produtores, professores, profissionais do esporte e da saúde, agitadores culturais e muitos outros, o Festival promove atividades gratuitas para o público, com objetivo de ocupar nosso território que há anos carece de atenção do poder público.

Em 2023, além da constante reivindicação pela conservação ambiental e proteção da biodiversidade, o projeto faz um chamado às origens e ao pertencimento, homenageando a ialorixá Mãe Bernadete na abertura do evento. A líder religiosa foi executada no dia 17 de agosto em sua própria residência, no Quilombo Pitangueiras, em Simões Filho.

Com uma programação diversificada e inclusiva para todas as idades, o Festival Alternativo de Pituaçu conta com rodas de capoeira, cortejo artístico, arte circense, contação de histórias, práticas integrativas, música e aulas esportivas.

A abertura (22/09) fica por conta da Roda de Conversa formada por mulheres pretas, com a discussão “Povo Negro Defendendo o Quilombo – Pituaçu 50 Anos e Memória Viva de Mãe Bernadete Pacífico”. A ideia é contar histórias de pessoas que defendem o Parque de Pituaçu e o seu território, assim como reverenciar a yalorixá que perdeu a vida tentando proteger o seu quilombo.

A secretária de Promoção e Igualdade Racial da Bahia, Ngela Guimarães, está confirmada para compor a mesa ao lado de Mãe Jaciara Ribeiro, ialorixá do Terreiro Axé Abassá de Ogum (Abaeté-Itapuã), e os representantes do Movimento Rede Afetiva de Pituaçú: Daíse Gomes de Oliveira, mãe, educadora, artista, produtora e articuladora social e Paulo Canário, integrante do Conselho Gestor do Parque Metropolitano de Pituaçu.

No dia 23/09 (sábado), acontece o já tradicional Cortejo Cultural, que desfila pelas ruas de Pituaçu anunciando o Festival Alternativo com muita música, protesto, dança e alegria. É o momento de exaltação à comunidade, bradando contra as injustiças sociais. O ápice do evento será no dia 24/09 com diversas programações musicais, esportivas, de saúde, educação, pautas infantis, feira agroecológica e mesas redondas que trazem beleza, força e a luta do povo da comunidade e suas raízes da piaçaveira.

Fonte / Foto: Reprodução

Related posts

Pelourinho celebra mês do rock com show da banda Maglore

Fulvio Bahia

Projeto “Museu em Movimento” leva laboratório de teatro para crianças de São Felix

Fulvio Bahia

Literatura: Antologia Mundo Infantil Vol.3

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais