AnimaisMunicípiosSaúde

Feira de Santana: Vasilhas de água dos cães e gatos podem ser um prato cheio para a dengue

É comum que os donos troquem apenas a água do reservatório, sem fazer a limpeza.

Quando não higienizadas de forma adequada, as vasilhas com água utilizadas para hidratar os animais de estimação, a exemplo de cães e gatos, podem virar um prato cheio para o mosquito Aedes Aegypti – portador do vírus da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, é comum que os donos troquem apenas a água do reservatório, sem fazer a limpeza. Ela explica que o correto é lavar o pote com água, sabão e uma esponja abrasiva.

“Os ovos depositados pelo mosquito ficam na linha do nível da água e não são visíveis a olho nu. Além disso, esses ovos podem sobreviver a anos, mesmo sem o contato com o líquido. Por isso é importante redobrar a atenção já que, no momento que esse pote recebe água novamente, esses ovos podem eclodir e virarem larvas”, explicou.

A coordenadora orienta que os moradores sempre limpem as vasilhas, utilizando a parte áspera de uma bucha ou esponja para esfregar as laterais e o lugar onde fica o nível da água. Ela ainda destaca que a recomendação também serve para quem cria passarinhos.

Quando procurar a unidade de saúde?

Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações.

Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.

Fonte / Foto: SECOM PMFS

Related posts

Fiocruz divulga comunicado ao Senado sobre uso de agrotóxicos

Fulvio Bahia

Com debate sobre aborto legal, de forma inédita, Cine Debate da Defensoria acontece na capital e no interior da Bahia

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Comitê articula ações para o enfrentamento da cólera

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais