CulturaLiteratura

Shopping Itaigara promove movimento literário com atividades gratuitas

Com realização do Clube de Lu Rai z Livraria e Confralib e apoio da Café Fofoca e Arte, programação da Flicafé conta com exposição, sarau, sessões de autógrafos, contação de histórias e muito mais. Primeira edição do evento acontece nos dias 29 e 30 de setembro.

Com o intuito de incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros, o Shopping Itaigara deu início a uma importante ação que visa se tornar permanente no calendário de eventos do empreendimento: a Flicafé. O Movimento Literário no Shopping Itaigara é um projeto colaborativo que conta com a realização do Clube da Lu Raiz Livraria e Confraria de Autoras de Literatura Infantojuvenil da Bahia – Confralib e o apoio da Loja Café Fofoca e Arte. O evento fará parte do calendário mensal do shopping e será sempre realizado na última sexta-feira e sábado do mês. Serão dois dias de atividade culturais gratuitas, nos horários de funcionamento do shopping, entre 9h e 20h, com uma programação artística e cultural variada, que inclui exposição de livros de autores baianos, com sessão de autógrafos, sarau, contação de histórias, recital de poesias, entre outras ações. A primeira edição do Flicafé será realizada nos dias 29 e 30 de setembro.

“O Shopping Itaigara abraçou essa iniciativa tão nobre dos nossos parceiros por entender que a cultura é a base de tudo. É com educação e cultura que a gente consegue contribuir para uma sociedade mais evoluída e, assim, todo mundo sai ganhando”, afirmou Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. O Clube de Lu Raiz Livraria e a Confralib, através de uma curadoria para a escolha dos títulos que serão expostos, têm possibilitado essa circulação e visibilidade, levando livros de autores baianos para diferentes espaços, como as feiras e a loja Café, Fococa e Arte. As atividades da Flicafé acontecerão próximo a esta loja, no segundo piso do Shopping Itaigara.

Sobre a iniciativa

O Clube de Lu Raiz Livraria, clube de livros que tem dentre os objetivos a promoção do acesso ao livro e à literatura nacional contemporânea, vem participando de feiras literárias e levando livros de autores baianos de gêneros diversos para diferentes espaços como ruas, escolas, praças, bienais de livros, entre outros, em parceria com a Confralib, movimento que tem se ampliado e atingido diferentes púbicos. “A proposta desta atividade é trazer a literatura baiana para o Shopping Itaigara, lugar que tem imagem e relacionamento importantes com o público e que tem ambiente propício ao cuidado que os livros necessitam”, explicou Katiana Rigaud, idealizadora do Clube de Lu. “Queremos oportunizar a circulação e divulgação da produção literária baiana contemporânea nesse espaço que é potencialmente um multiplicador dos propósitos que nos move, tendo como ponte a loja Café, Fofoca e Arte, também parceira”, completou.

“Acreditamos que a literatura deve estar presente em todos os lugares possíveis e acreditamos que a produção literária contemporânea deve ser conhecida e estimulada, compreendendo que a cultura é algo vivo e deve fazer parte do nosso cotidiano”, defendeu Jaqueline Adans da loja Café Fofoca e Arte. Com relação à literatura baiana, além dos grandes cânones já conhecidos pelo público, ela explica que há uma relevante produção que abrange livros de produção independente e também os que são publicados por pequenas editoras, que dão continuidade ao legado dos clássicos e estão mais próximos de nós em relação à literatura estrangeira.

Serviço:
O que: Flicafé
Quando: Sexta-feira e sábado, 29 e 30 de setembro
Onde: Shopping Itaigara, 2º piso (próximo à loja Café Fofoca e Arte)
Programação:

Sexta-feira, 29/09

09h às 09h30 – Voz e violão com Simba
10h10 às 10h40 – Contação de história Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente
10h50 às 11h20 – Contação de história Sintia Aquino – O cabelo de Artur
11h30 às 12h – Contação de história Adriana Freitas – O mar me contou
14h10 às 14h40 – Contação de história Noélia Bartilotti – O Grande Mágico Euqirneh
14h50 às 15h20 – Contação de história Katiana Rigaud – Todo mundo é muita gente
15h30 às 16h – Contação de história Marcia Mendes – Dandara, cadê você?
16h10 às 16h40 – Contação de história Celina Bezerra – Charles, a estrela autista
17h20 às 18h20 – Música ambiente ao vivo com Vini Sax
Sábado, 30/0
14h às 14h30 – Lançamento e contação de história com Palmira Heine – A cigarra e a formiga

14h50 às 15h20 – Contação de história com Jaqueline Santos – Tede & Tuly: descobertas na biblioteca
15h30 às 16h – Contação de história Palmira Heine – Chapeuzinho no Pelô
16h10 às 16h40 – Lançamento e contação de história com Celina Bezerra – Sara, a sereia rara
17h20 às 18h20 – Sarau poético aberto mediado por José Sérgio Batista

*Haverá exposição e comercialização de livros nos dois dias, durante todo o horário de funcionamento do shopping.


Fonte / Imagem: Divulgação

Related posts

Movimento Ocupa Pelô Literário reúne escritores e artistas independentes em programação paralela à Flipelô

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: cadastro para a classe artística será encerrado nesta sexta-feira (16)

Fulvio Bahia

Salvador mantém intensa programação cultural em seus equipamentos até o dia 31

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais