Apresentação do dia 13 contará com Tradução em Libras.
A montagem de Partiste, texto de Paulo Henrique Alcântara, encenação de Ícaro Bittencourt – pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, compõe um conjunto de ações do mestrando que, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Marfuz, pesquisa: “Os procedimentos de estudo do texto dramático desenvolvidos por Harildo Déda: uma análise a partir do processo de encenação de Partiste”.
Aqui se encena uma celebração as nossas primeiras memórias, olha para elas de maneira divertida, despretensiosa, borrada de saliva e com o bafo de café. Nós acompanhamos o passar dos dias na casa de uma família, que mesmo sentida pela de um irmão que foi embora e nunca mais deu notícias, é muito bem humorada. Eles se divertem em fazer os outros se divertirem. O irmão tem prazer no som do riso da irmã. A irmã levanta o ânimo do seu irmão. Eles seguem a vida. Pela saudade provocada pela ausência de uns, eles supervalorizam a presença um do outro.
O espetáculo teatral Partiste, do dramaturgo baiano Paulo Henrique Alcântara, nesta montagem dirigida por Ícaro Bittencourt traz à cena a premiada e reconhecida atriz do teatro baiano Márcia Limma como a protagonista de um drama, muito bem humorado, que retrata o dia a dia de uma casa em Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia.
Essa mãe, que chefia a economia da casa na venda de seus bordados, ao lado de seus três filhos (Carol Alves, Ruan Passos e Daniele Souza) e uma velha irmã (Luzia Barbosa), aguarda ansiosa as cartas de um filho que partiu para São Paulo e nunca mais voltou, pior, nunca mais mandou notícias. Que saudade de Jairo! Mas até a sua chegada vamos escrever um diário relatando “a chegada de um, a partida do outro, o maxixe do almoço. A vida nossa de cada dia.” Esse é o pedido da mãe à filha professoras das letras.
Partiste foi vencedor na categoria de melhor texto do Prêmio Braskem de Teatro no ano de 2009, legitimando a carreira de um dramaturgo baiano que neste ano comemora 25 anos de vida dedicados ao Teatro. Paulo Henrique Alcântara é professor de dramaturgia da Escola de Teatro da UFBA. Também mestra, Márcia Limma é uma atriz consagrada e com bastante evidência no cenário teatral baiano pelo desempenho de papeis que lhe renderam indicações à prêmios dentro e fora da Bahia.
Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa