CulturaTeatro

Espetáculo “PARTISTE” apresenta suas duas últimas seções nos dias 12 e 13 de outubro

Apresentação do dia 13 contará com Tradução em Libras.

A montagem de Partiste, texto de Paulo Henrique Alcântara, encenação de Ícaro Bittencourt – pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, compõe um conjunto de ações do mestrando que, orientado pelo Prof. Dr. Luiz Marfuz, pesquisa: “Os procedimentos de estudo do texto dramático desenvolvidos por Harildo Déda: uma análise a partir do processo de encenação de Partiste”.


Aqui se encena uma celebração as nossas primeiras memórias, olha para elas de maneira divertida, despretensiosa, borrada de saliva e com o bafo de café. Nós acompanhamos o passar dos dias na casa de uma família, que mesmo sentida pela de um irmão que foi embora e nunca mais deu notícias, é muito bem humorada. Eles se divertem em fazer os outros se divertirem. O irmão tem prazer no som do riso da irmã. A irmã levanta o ânimo do seu irmão. Eles seguem a vida. Pela saudade provocada pela ausência de uns, eles supervalorizam a presença um do outro.

O espetáculo teatral Partiste, do dramaturgo baiano Paulo Henrique Alcântara, nesta montagem dirigida por Ícaro Bittencourt traz à cena a premiada e reconhecida atriz do teatro baiano Márcia Limma como a protagonista de um drama, muito bem humorado, que retrata o dia a dia de uma casa em Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia.

Essa mãe, que chefia a economia da casa na venda de seus bordados, ao lado de seus três filhos (Carol Alves, Ruan Passos e Daniele Souza) e uma velha irmã (Luzia Barbosa), aguarda ansiosa as cartas de um filho que partiu para São Paulo e nunca mais voltou, pior, nunca mais mandou notícias. Que saudade de Jairo! Mas até a sua chegada vamos escrever um diário relatando “a chegada de um, a partida do outro, o maxixe do almoço. A vida nossa de cada dia.” Esse é o pedido da mãe à filha professoras das letras.

Partiste foi vencedor na categoria de melhor texto do Prêmio Braskem de Teatro no ano de 2009, legitimando a carreira de um dramaturgo baiano que neste ano comemora 25 anos de vida dedicados ao Teatro. Paulo Henrique Alcântara é professor de dramaturgia da Escola de Teatro da UFBA. Também mestra, Márcia Limma é uma atriz consagrada e com bastante evidência no cenário teatral baiano pelo desempenho de papeis que lhe renderam indicações à prêmios dentro e fora da Bahia.

Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa

Related posts

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de shows

Fulvio Bahia

Aos 95 anos de idade, Laura Cardoso emociona web ao ser eternizada na calçada da fama do Festival de Cinema de Gramado; assista aos vídeos

Fulvio Bahia

Missa Campal da Rosário e concerto da Afrosinfônica abrem programação das Terças de Bençãos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais