Ação SocialAlimentaçãoBahiaGoverno do Estado

Evento no Parque da Cidade celebra a importância da água e da nutrição

No último sábado (14), o Parque da Cidade, em Salvador, se tornou o centro das celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação, uma campanha internacional que visa conscientizar governos, setor privado, sociedade civil e a população em geral para o desafio da redução das desigualdades, incluindo a segurança alimentar e nutricional no mundo. Esta é a primeira vez que uma cidade do Nordeste recebe o evento, que marca uma das datas mais enaltecidas do calendário das Nações Unidas. Com apoio do Governo do Estado, através do Programa Bahia Sem Fome (BSF), o evento é coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Neste sábado, as atividades envolvem famílias e crianças, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente e da nutrição. Durante a manhã, os frequentadores do Parque da Cidade tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas e assistir a palestras sobre a relação vital entre a água e o alimento. A campanha deste ano chama a atenção para a necessidade urgente de repensar nosso uso da água no cotidiano. A programação segue até segunda-feira (16) na capital baiana com uma série de atividades dedicadas ao tema ‘Água é vida. Água é alimento’.

Giselle Ramos, integrante da coordenação do BSF, destacou que a ação está alinhada aos objetivos do Programa Bahia Sem Fome. “Estamos combatendo a insegurança alimentar para criar um futuro mais sustentável e igualitário. Trabalhar em conjunto com essas renomadas agências internacionais para promover a segurança alimentar e nutrição é um compromisso inestimável. Essa colaboração desempenha um papel fundamental na ênfase dada à necessidade de reavaliar nossa relação com a água e na promoção de uma alimentação saudável”.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A analista de logística, Joseane Freitas, participou das atividades com seu filho Lucas de cinco anos e frisou a relevância da ação de conscientização. “Essa iniciativa é muito importante para sensibilizar não apenas as crianças, mas também os adultos sobre a relação fundamental entre a água, a nutrição e a preservação do meio ambiente. É fundamental repensar nosso uso da água no dia a dia para garantir um futuro mais sustentável e saudável para todos. A conscientização começa cedo, e eventos como este desempenham um papel fundamental nesse processo”.

Programação

No domingo (15), a celebração do Dia Mundial da Alimentação continuará no Parque de Pituaçu. O programa incluirá uma trilha e uma oficina dedicada à promoção de uma alimentação saudável, enfatizando a conexão entre os alimentos que consumimos e nossa saúde.

Na segunda-feira (16), às 17h, será realizado um evento para convidados no Museu de Arte Moderna (MAM), com a participação de autoridades políticas, de representantes internacionais, da sociedade civil, e de atores-chave para a alimentação no país. A data, já celebrada em Brasília, em São Paulo, e no Rio de Janeiro, será comemorada pela primeira vez em Salvador. É também a primeira vez que o evento acontece em uma cidade do Nordeste.

Tradicional nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, a iluminação na cor azul também acontecerá em Salvador, no MAM e no Elevador Lacerda, prédios históricos que marcam a história da Bahia.

Para obter informações detalhadas sobre as atividades e inscrições para a programação, os interessados podem visitar o site oficial do evento.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Related posts

Estado investe R$ 7 milhões para revitalização do Centro Histórico e apoio a manifestações culturais

Fulvio Bahia

Salvador: Creches e pré-escolas municipais recebem brinquedos pedagógicos 

Fulvio Bahia

Começou a contagem regressiva para a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais