BrasilEsporte

Hakelly de Souza e Diogo Kauã Gomes são os dois atletas mais rápidos do País

Diogo e Hakelly, os mais velozes do Brasil no Sub-16 .

Hakelly de Souza Maximiano da Silva, atleta da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD), de Macaé (RJ), comemorou a medalha de ouro nos 75 m com 9.34 (-1.8) na etapa da manhã do último sábado (14) do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, em Recife (PE). Hakelly, que vai completar 15 anos no dia 31 de outubro e também um ano de treinamento no atletismo, disse que esperava bater um recorde que tem sua idade, 14 anos, mas o vento contra não ajudou. Ainda vai correr os 250 m e o revezamento 4×75 m na competição que termina neste domingo (15), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (PE).

“Minha perspectiva era de obter o recorde, mas agora vou focar em melhorar a marca nos 100 m no ano que vem. Quero entrar nas seleções brasileiras sub-18 e sub-20”, disse Hakelly definindo como “incrível” o seu primeiro ano no atletismo. “Fechei muito bem e estou grata, feliz por tantas conquistas e por poder mostrar o meu talento.” Explicou sua comemoração na linha de chegada com os braços abertos imitando as asas de um pássaro. “O meu treinador disse voa menina e busquei um símbolo para comemorar o ouro”, contou. 

Hakelly lidera o ranking brasileiro Sub-18 dos 100 m (11.95) e dos 200 m (24.64) – ambas as marcas alcançadas nos Jogos da Juventude, em setembro, em Pirassununga (SP), onde conquistou duas medalhas de ouro. Também venceu as duas provas no Brasileiro Sub-18, em agosto, em Aracaju (SE).

A atleta foi descoberta em 2022 na escola em que estuda, o CIEP 455 Maringá, pelo professor Hiller Franco Entringer, 48 anos. O projeto é das Secretarias de Educação e Esportes da Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Etesco, uma empresa offshore da área do Petróleo.

“Eu sou um professor de Educação Física na escola. E o nosso projeto, prioritariamente, é educacional e social, para salvar vidas de crianças, tirar das drogas. Com o projeto, temos vidas salvas e a história dela está virando referência para outras meninas e meninos, professores e escolas”, afirmou Hiller. “Agora vamos focar em ir para as competições internacionais no próximo ano, nos 100 m e 200 m, no Sub-18 e Sub-20.” 

Isadora Justiniana Pereira (Espéria-SP) ficou com a medalha de prata, em 9.58, e Ana Karoliny Murback Almeida com a de bronze (MetaHum/FECOP-PR), em 9.60.

Nos 75 m masculino, a vitória foi do paraibano Diogo Kauã Batista Gomes (ASPA-PB) com 8.52 (0.2), numa chegada eletrizante com Diego Anderlini Sobral, do Sport Club Recife, que compete em casa, em segundo (8.54). Breno Frank do Nascimento (Atletus-MA) ficou com a medalha de bronze (8.65).  

“Estava esperando um pódio, não sabia se seria o ouro. Fiquei muito nervoso no horário da largada, mas respirei forte e confiei”, disse Diogo, de 15 anos, que também pratica atletismo há pouco tempo – treina na Universidade Federal da Paraíba. em João Pessoa, com Irenita Nunes. “Menos de um ano”, registra. “Eu jogava futebol no colégio, era rápido e fui indicado para a corrida”, comenta. Sobre o que melhorou nesse pouco tempo de atletismo cita “o jeito de se alimentar e a dedicação aos treinamentos”.

Seus ídolos nos 100 metros – “sempre via vídeos deles” – são o jamaicano multicampeão Usain Bolt e o brasileiro Paulo André. “Agora, todos os dias quando vou dormir penso nisso, na seleção brasileira, em um dia chegar a uma Olimpíada”, ressaltou. As meias amarelas do Piu Piu usou para dar sorte. “Funcionou!”

A premiação foi feita pela representante das Loterias Caixa Bruna Laime, que acompanhou as competições na Universidade Federal de Pernambuco (UFEP).

Serviço – A competição de entrada nos eventos nacionais – reúne atletas de 13 a 15 anos – tem ingresso gratuito para o público e todas as provas são transmitidas ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição prossegue neste domingo (15/10) na pista da Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1.235, na Cidade Universitária).

O Programa Horário e todos os resultados podem ser encontrados no hotsite da competição CLIQUE AQUI.

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Débora Belarmino/CBAt

Related posts

Projeto revoga novo decreto do governo sobre controle de armas

Fulvio Bahia

Skate: Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Street Skateboarding 2023

Fulvio Bahia

Imposto de Renda 2024: Governo Federal faz alerta para golpes na internet

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais