ArteBrasilCulturaInternacional

Grafite brasileiro chega ao Louvre

Grafiteiro paulista integra comitiva de artistas que irão expor em Paris.

Outubro é, tradicionalmente, o mês em que artistas do mundo inteiro se apresentam no Carrousel du Louvre, um espaço subterrâneo do museu, que contempla a famosa obra La Pyramide Inversée. O Museu du Louvre, em Paris, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico bem no centro da capital francesa. O Museu guarda um verdadeiro tesouro da cultura mundial: lá estão as maiores obras de artes de todas as nacionalidades. O Carrousel du Louvre é um ponto a mais para se apreciar arte moderna. É lá que o grafiteiro brasileiro Del Grafites irá expor 2 telas com técnicas mistas que incluem grafite, representando a cidade de Carapicuíba na França – ele é o primeiro artista da terra a expor no local.

“A arte para mim é o ar que eu respiro é a ferramenta que me emancipou como indivíduo e me deu voz, isso importa para o mundo no meu ponto de vista, pois fez com que um menino pobre da periferia de São Paulo conhecesse conteúdos e lugares que jamais poderia sonhar e se fez isso por mim, pode fazer por muita , muita gente mundo a fora”- é assim que Del descreve a emoção de participar de sua primeira exposição coletiva na França, ele que, em mais de 25 anos de carreira, tem obras espalhadas por vários países, já participou de exposições em diversos museus importantes e teve em 2022 a honra de ver seu trabalho entre os 100 melhores do ano e ter sua obra num mural entre os 100 Melhores Murais do Mundo (2022), segundo a maior comunidade de arte de rua do mundo, a Street Art Cities.

O artista embarcou para a França, onde participa ainda do lançamento do livro Vivemos Arte-3ª edição, no qual suas obras aparecem junto a cerca de 20 artistas que integram a comitiva de participantes do Salão Internacional de Arte Contemporânea Carrousel du Louvre. Del, que é artista agenciado pela Tabuleiro Produções, tem uma forte atuação junto a comunidades de periferia, coordenando o Estúdio Lumiart, onde promove oficinas, biblioteca comunitária, Encontro Poético da ZO e diversas intervenções artísticas. “O espaço é um ponto de cultura informal, mesmo sem incentivo ainda, o que ele oferece para a comunidade o institui como tal. Esperamos com essa visibilidade internacional que os olhos do Brasil se voltem para os projetos desenvolvidos por esse grande artista, estamos muito confiantes que isso repercutirá muito positivamente na carreira dele que já é exitosa”- diz Carine Araújo, diretora da Tabuleiro Produções.

O 28º Salão Internacional de Arte Contemporânea – Carrousel du Louvre é um evento que acontece anualmente em Paris, onde centenas de artistas podem apresentar suas obras a milhares de visitantes e amantes da arte. Essa mostra reúne artistas franceses e internacionais selecionados. Em 2023, o evento ocorrerá de 20 a 22 de outubro com curadoria de Lisandra Miguel.  Em meio a esta conjunção mundial de arte que toma os redutos artísticos de Paris, Del Grafites poderá mostrar suas obras, cuja marca registrada é um ET verde e irreverente, que revelam a beleza do cotidiano desse artista da periferia de São Paulo, pós graduado em artes, que afirma: “A arte me levou a lugares e a conquistas que jamais imaginei, o projeto agora é partilhar as conquistas e inspirar quem ainda não conseguiu enxergar o quanto somos capazes”.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa em Salvador – Doris Pinheiro

Related posts

Arquivo Nacional planeja nova plataforma de documentação colaborativa

Fulvio Bahia

Proposta prioriza pessoas idosas nos serviços de atendimento ao consumidor

Fulvio Bahia

PSDB encerra Diálogos Tucanos com a apresentação das novas diretrizes e logomarca

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais