Flica 2023Literatura

A Tenda Paraguaçu traz grandes novidades para a Flica 2023

Teresa Cárdenas, Yacunã Tuxá, Marilene Felinto são alguns dos nomes confirmados no espaço principal da Festa que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro.


Escritores, historiadores, artistas e autores nacionais e internacionais são esperados em um dos eventos literários mais conhecidos do país: a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Para evidenciar a diversidade e inovação, o espaço principal da festa, a Tenda Paraguaçu apresenta uma programação especial formada por um time de peso, que irá promover a interação entre os apreciadores da literatura e da poesia.


A Tenda Paraguaçu será montada às margens do Rio que leva o mesmo nome e é o palco de nomes importantes da literatura, como da estadunidense, Elisa Larkin Nascimento, mestre em Direito e em Ciências Sociais e doutora em Psicologia. Elisa ficou conhecida no Brasil por ter fundado o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), ao lado do professor Abdias Nascimento, e por ser autora dos livros “O Sortilégio da Cor”, “Abdias Nascimento, A Luta na Política” e “Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos”. A autora participa da mesa redonda, no dia 26, abordando o tema Escritos da Liberdade – Independência por direitos e pela vida.


Outro importante nome confirmado é da cubana Teresa Cárdena, conhecida mundialmente por ser uma ativista social, roteirista e escritora. Teresa, que é autora de “Cartas Para a Minha Mãe e Cachorro Velho”, ao aprender a ler, começou a busca por personagens que se parecessem com ela nos livros infantis. Sem sucesso, para se ver representada e representar outras tantas crianças negras, Teresa começou a escrever essas histórias e é reconhecida como uma das maiores vozes da literatura infanto-juvenil.


Esta é a 11ª edição do evento, que acontece de 26 a 29 de outubro, e está reunindo presenças representativas e fundamentais para o segmento. Neste contexto, algumas das mulheres indígenas estão fazendo história na literatura brasileira também estão confirmadas: Auritha Tabajara, a primeira indígena a publicar livros em cordel no Brasil; Yacunã Tuxá, ativista indígena, LGBTQIAPN+, artista visual, ilustradora e escritora; Eliane Potiguara, a primeira mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa no país, além de escritora, ativista e empreendedora. O espaço conta com Célia Tupinambá, artista, professora, realizadora do documentário “Voz das mulheres indígenas” e a primeira, em 400 anos, a fazer o Manto Tupinambá.


Se junta aos nomes confirmados na programação, Yakuy Tupinambá, autora de diversos textos que expressam o olhar indígena sob sua perspectiva individual e da comunidade, como nos textos publicados nas coletâneas Índios na Visão dos Índios, assim como na rede indiosonline e indiografie.

O espaço Tenda Paraguaçu abriga os principais debates literários com grandes nomes da literatura como de Marilene Felinto jornalista, escritora de ficção e tradutora e autora de mais de 10 publicações, entre elas o romance “As Mulheres de Tijucopapo”, já em sua quinta edição, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Autora Revelação.
Luciany Aparecida também está confirmada na Flica 2023. Baiana de Jaguaquara, no Vale do Rio Jiquiriçá, é doutora em Letras, com pesquisas nas áreas de literatura e cultura. Entre suas obras estão o livro de poemas “Macala” e a peça “Joanna Mina”. Sob o pseudônimo Ruth Ducaso, publicou também “Contos Ordinários de Melancolia” e a novela “Florim”.


Além desses, outros nomes de renomados escritores estão confirmados na programação da Tenda Paraguaçu e podem ser conferidos nas redes sociais @flicaoficial e no site oficial da Flica.

Sobre a Flica
A FLICA conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, que, este ano, será representada pela diretora de Cultura e Lazer Iara Cruz, conjuntamente com o jornalista Fábio Costa Pinto, representante da entidade no estado da Bahia.

A FLICA 2023 é realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, tem como livraria oficial a LDM, a CNA é a Internet oficial da FLICA e patrocínio ACELEN, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Related posts

Festa Literária de Uauá terá espaço destinado ao público infantil

Fulvio Bahia

Conheça livros de ficção que abordam ecologia e emergência climática

Fulvio Bahia

Flica 2023: Feira Literária Internacional de Cachoeira oportuniza troca de experiências, vivências e aprendizagem para os estudantes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais