Assembleia Legislativa da BahiaPolítica

Programa Deputado Jovem Baiano; Inscrições prorrogadas até 30 de outubro

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) prorrogou, até o dia 30 de outubro, as inscrições para o programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Podem participar estudantes com, no mínimo, 15 anos de idade do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Serão selecionados 63 estudantes que vivenciarão os trabalhos legislativos da Alba, durante uma semana. Para isso é necessário que o aluno faça um projeto de lei (PL) em âmbito estadual. As inscrições podem ser feitas através deste endereço.

O programa acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede da Assembleia Legislativa, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Este espaço possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar, suas atividades e atribuições e, também, o funcionamento dos trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei dentro da Casa, com o intuito de capacitar e empoderá-los.

A coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Santos, falou sobre a importância do programa: “O DJBA visa estimular a participação social e cidadã dos estudantes tanto da rede pública, quanto da rede privada. Os selecionados terão a oportunidade de vivenciar o que é esta experiência legislativa, ou seja, o que um deputado ou deputada faz no seu dia a dia”.

No formulário de inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos: projeto de lei elaborado pelo estudante; cópia de documento de identidade válido e legível; termo de autorização do responsável; declaração de matrícula regular no Ensino Médio; e ficha do professor orientador. O PL de autoria do estudante precisa ser elaborado pensando na realidade do seu estado, observando problemas que precisam de solução e sugerindo alternativas em formato de proposição legislativa.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Ilustrativa/Feijão Almeida

Related posts

Reunindo mais de 250 pré-candidatos, MST inicia encontro de preparação para as eleições municipais

Fulvio Bahia

Bruno Reis “cruza os braços” para a segurança pública, critica Geraldo

Fulvio Bahia

Comissão vai debater acompanhamento de estudante universitário com TDAH

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais