CulturaFlica 2023

Abertura da 11ª edição da Flica reúne políticos e autores visando o fortalecimento da cultura baiana


Na manhã desta quinta-feira (26), foi dada a largada com o primeiro dia de um universo de livro e leitura apresentado pela Festa Literária Internacional de Cachoeira, Flica 2023. A cidade que fica a 121 km de Salvador, é conhecida por abrigar um dos maiores eventos literários do Brasil e celebra em 2023, a sua 11º edição.


A abertura do evento aconteceu na Tenda Paraguaçu, localizada as margens do Rio Paraguaçu e a solenidade contou com a presença de estudantes, professores e um público que começa a formar o contingente de 80 mil pessoas – esperado para os quatro dias de evento.


Também estiveram presentes na mesa de abertura, a Vanessa Dantas – coordenadora executiva da Flica; Jomar Lima – coordenador geral da Flica; – Oseas Jesus – representante do Ministério da Cultura; Vladimir Costa – diretor geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA; Rosemberg Pinto – deputado estadual; Fabiola Mansur – deputada estadual; Eliana Gonzaga – Prefeita de Cachoeira; Bruno Monteiro – secretário estadual de cultura e Adélia Pinheiro – secretária estadual de educação.
Para Vanessa Dantas, a Flica está, mais uma vez, reforçando a importância da abordagem destas pautas, tão importantes, quanto a presença das mulheres, ao longo da história cívica da Bahia. “Este ano, estamos trazendo um novo olhar sobre as mulheres, a partir de nomes nacionais e internacionais, que são importantes e reforçam a força e amplitude que a Flica tem para o sociocultural do país”.


A secretaria de Educação, Adélia Pinheiro, reforçou a importância do evento para o fortalecimento da cadeira do livro e da leitura. “Cachoeira acolhe a grande festa da literatura, leitura e artes. A Flica é referência mundial nas discussões sobre a literatura, em especial na região do Recôncavo”, comenta a gestora.


Nesta mesma linha, o deputado estadual Rosemberg Pinto, reforça que são iniciativas como a Flica, que asseguram o fortalecimento da cultura baiana, assim como, o acesso da população a um conteúdo diverso, transversal e importante.


Um dos objetivos do evento, é promover uma dinâmica de interação entre os artistas locais, com outros artistas da Bahia, do Brasil e do Mundo, além de fomentar a cadeia produtiva do livro, da cultura, do turismo, da economia criativa/solidária, da sustentabilidade, entre outras vertentes. Os curadores da edição de 2023, também destacaram o desafio de montar uma programação para um evento acompanha a Flica desde 2011.

Para Mírian Reis, a grade e os nomes da Flica, são resultados da diversidade e de toda troca ocorrida, desde processo inicial. “A programação foi pensada por uma curadoria coletiva e que traz um grande trabalho, de debater de forma democrática, acessível”. Mírian ainda destaca que é o financiamento do Governo do Estado da Bahia quem vem tornando possível a realização de uma 11º edição da Flica, assim como, a realização de outras inúmeras iniciativas no campo da leitura.


A Flica 2023 é realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, conta com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, tem como livraria oficial a LDM, a CNA é a Internet oficial da FLICA e patrocínio ACELEN, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.


PROGRAMAÇÃO – Abrindo os quatro dias de mesas e de debates, a Tenda Paraguaçu deu o pontapé inicial com a mesa “Caminhos de luta, Estradas de Fé: Poéticas da resistência”. O momento marcou a estreia de Dona Dalva no espaço principal do evento, acompanhadas por Berenice Borges dos Santos, mais conhecida como “Mãe Biu” e Yakuy Tupinambá – da comunidade Indígena do Povo Tupinambá/BA e mediada por Rosane Viana Jovelino.


De acordo com Yakuy Tupinambá, estão surgindo novas aberturas que tratem da questão indígena no Brasil. “Eu sou de etnia Tupinambá de Olivença e historicamente, nós fomos catequizados desde o início da invasão e desde então passamos por processos de genocídio, etnocídio e sem direito a voz sem mostrar o rosto”.


Até dia 29, estão garantidas as atividades como debates, apresentações e intervenções artísticas, encontros literários, lançamentos de livros, sessões de espetáculos, contação de histórias, apresentações literárias, exibição de conteúdos audiovisuais e apresentações de filarmônicas.
Entre os destaques da programação, estão as presenças confirmadas da cubana Teresa Cárdena, dos jornalistas Emiliano José, Jean Willys e Ricardo Ishmael, das doutoras Feibriss Cassilhas e Leda Maria Martins, do compositor Tiganá Santana, dos escritores Deko Lipe e Estevão Ribeiro, da doutora Mille Caroline Rodrigues Fernandes ‘Maykesi, do poeta Eliane Marques e do ilustrador Yaguarê Yamã. Também estão confirmadas as presenças da escritora de ficção e tradutora, Marilene Felinto, que além de atuar como jornalista, é colunista da publicação digital Gama; Luciany Aparecida, que também é autora do livro de poemas Macala, da peça Joanna Mina. Também está confirmada nesta 11ª edição da Flica, Elisa Larkin Nascimento, mestre em Direito e Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York; Auritha Tabajara, escritora, cordelista e contadora de histórias indígenas.

CURADORIA – A curadoria da Flica é formada por Mírian Sumica, Luciana Brito, Jocivaldo dos Anjos e Clara Amorim (Duca). Nesta edição, a curadoria artística está sendo realizada por André Reis e a curadoria dos Autores Baianos pela professora Dyane Brito. A Coordenação Geral é de Jomar Lima (CALI – Cachoeira Literária) e a Coordenação Executiva é com Vanessa Dantas (Fundação Hansen Bahia).

Serviço
Flica 2023
Onde: Cachoeira – BA.
Quando: 26 a 29 de outubro de 2023

Fonte: Assessoria de Imprens

Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Sua opinião importa: Casa do Benin convida a comunidade para construir seu futuro

Fulvio Bahia

Contação de história e bate-papo sobre livro infantil no “Uma Quarta de FreePelô”

Fulvio Bahia

Tito Bahiense canta com Gerônimo Santana em show na Casa Rosa

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais