Festival

Primeira edição do Bahia Beer será realizada em Alagoinhas

Com o título de Capital Estadual da Cerveja, outorgado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em agosto deste ano, o município baiano de Alagoinhas será palco do Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas. A primeira edição do evento, que será realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e apoio do Governo Federal, via Ministérios do Turismo e da Cultura, acontecerá de 17 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes. A programação inclui a realização de palestras, exposições gastronômicas, concursos e shows musicais.

O Bahia Beer é um dos mecanismos do Projeto de Lei (PL) nº 24.951/2023, de autoria da deputada estadual Ludmilla Fiscina, para atrair turistas de todo o país, além de empreendimentos da vasta cadeia produtiva da cerveja. Distante 128 quilômetros da capital baiana, Alagoinhas é abastecida pelo Aquífero São Sebastião, o que confere uma qualidade diferenciada da água, que além de abundante, é de baixa alcalinidade e PH próximo do neutro, ideal para a produção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Reconhecida como a melhor do Brasil para a produção de bebidas, a água de Alagoinhas é um importante atrativo para a instalação de grandes indústrias, sediando o maior polo cervejeiro da Bahia.

Votado e aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei estabelece novas perspectivas para o desenvolvimento econômico e social do município. A deputada Ludmilla Fascini comemora a conquista para sua cidade: “estamos muito felizes porque isso é mais emprego e renda, turismo, cultura para Alagoinhas e região”. Ela também enfatizou o compromisso do PL com ações de sustentabilidade a partir da reciclagem e formação de mão de obra local.

As fábricas instaladas em Alagoinhas produzem, anualmente, 1,38 bilhão de litros de variadas marcas de cerveja. A diretora de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Eliza Requião, destaca que a atração de indústrias de bebidas é de grande relevância para a economia do município e da região. Juntas, Heineken e Grupo Petrópolis realizaram investimento de, aproximadamente, R$ 2 bilhões e geram uma receita bruta anual de R$ 7 bilhões: “o ponto principal é a geração de emprego. As duas cervejarias existentes em Alagoinhas geram perto de seis mil empregos, entre diretos e terceirizados. Além disso, tem o desenvolvimento da cadeia produtiva local, com a fabricação de latas, tampas e embalagens. Tem o desenvolvimento da cadeia de comércio e de serviço na região, que também gera empregos indiretos”.

Localizada próximo a importantes destinos turísticos da Bahia, a exemplo das praias da Linha Verde, a cidade tem, ainda, potencial para atração de turistas de todo o país. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, aponta a importância da realização do Bahia Beer para o turismo baiano: “esse festival é emblemático para Alagoinhas e região, porque ele é o mais novo produto turístico da Bahia, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cerveja e o comércio local, com reflexos no turismo dos Caminhos do Sertão, que terá visibilidade em todo o Brasil e até no exterior”.

Fonte: GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Festival comKids abre inscrições para conteúdos interativos em sua 15ª edição

Fulvio Bahia

II Festival da Primavera da UNEB terá show de blues com Júlio Caldas, nesta quinta-feira (21)

Fulvio Bahia

Festival Teatro Preto celebra ancestralidade e inclusão para jovens e crianças em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais