BahiaIdosoPrefeitura Municipal de Salvador

Geração 60+: Sempre promove seminário sobre envelhecimento saudável 

Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, celebrado em outubro, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) e Conselho Municipal do Idoso, realizou o Seminário Geração 60+ na última segunda-feira (30) e terça-feira (31). A iniciativa, que busca apresentar e debater a Década do Envelhecimento Saudável (período de 2021 a 2030), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aconteceu no Auditório da Escola Bahiana de Medicina, no Cabula.  

A primeira mesa, que debateu “Qual o nosso compromisso para a Década do envelhecimento no município de Salvador”, contou com participação do gestor da Sempre, Junior Magalhães; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; da defensora pública estadual Laise Carvalho; da diretora do Parque Social, Sandra Paranhos, e da presidente da Associação Nacional de Gerontologia – seção Bahia, Graça Sena, além de estudantes e profissionais que trabalham com a pauta da pessoa idosa.  

Na ocasião, o titular da Sempre destacou a importância de poder pensar e debater sobre o tema com um público qualificado. “Implementar políticas públicas que promovam o envelhecimento saudável se faz urgente, pois o perfil do idoso mudou. Eles deixaram de ser aquelas pessoas que ficam em casa, de forma passiva. Hoje eles estão cada vez mais ativos, prolongam o tempo de presença no mercado de trabalho, são responsáveis pelo sustento de muitas famílias, e são um público consumidor, não só de itens básicos, como também de viagens e eventos, por exemplo”, pontou. 

Fazendo alusão ao trabalho da Secretaria, Junior Magalhães declarou também que a pasta está empenhada diariamente com a manutenção das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI), com a viabilização das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertas de Benefícios Eventuais (BE), além dos demais projetos e programas que visam o bem-estar da pessoa idosa, principalmente, quem está em situação de vulnerabilidade social, pobreza e extrema pobreza. 

Durante a programação foram ainda debatidos temas como “O papel dos Conselhos em prol da pessoa idosa”; “Conceitos, Pré-conceitos e necessidades no âmbito do envelhecimento na atualidade”; “Cuidar da pessoa idosa: pauta da agenda na Contemporaneidade”; e “Viver 60 +: vida social com arte, educação, trabalho, esporte e lazer”.  

Bárbara Rodrigues, profissional que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Salinas das Margaridas, ressaltou a qualidade do evento. “Essa foi uma ótima iniciativa. A gente consegue ampliar os nossos conhecimentos a partir das palestras que estão trazendo muitas novidades. Isso vai ajudar muito a melhorar o atendimento à população de Salvador e, futuramente, poderá até servir como espelho para outros municípios”. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Vitor Santos

Related posts

Conselho Estadual de Educação da Bahia transfere plenárias e integra programação de encontro dos Conselhos Municipais de Educação

Fulvio Bahia

Justiça cancela processo seletivo em João Dourado, por inconsistências e indícios de ilegalidades

Fulvio Bahia

Alunos-oficiais participam de simulado de atendimento pré-hospitalar voltado para situações que acontecem no Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais