BahiaEmpreendedorismoGoverno do Estado

Estado inaugura primeira loja Afrocolab da Bahia, em Salvador, com 43 marcas baianas

A perspectiva do black money, economia paralela entre pessoas pretas e negras, é mobilizadora de uma das ações de combate ao racismo do Governo da Bahia, que dá espaço à primeira Loja Colaborativa Afrocolab, inaugurada na última segunda-feira (6), na capital baiana. A loja, localizada no Piso L1, do Salvador Shopping, conta com 43 marcas baianas lideradas por empreendedores negros que criam na moda, decoração e estética.

Com recursos estaduais, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária da Região Metropolitana de Salvador (CESOL/RMS), a loja colaborativa também tem áreas voltadas para formação e capacitação, coworking, espaço para eventos e em breve terá uma seção de serviços, com espaço para massoterapeutas, trancistas e manicures. Além de assistência técnica especializada para os empreendedores. 

A secretária da Sepromi Ângela Guimarães destacou a importância de o Governo apoiar e valorizar o empreendedorismo negro. “Essa é a primeira loja colaborativa do empreendedorismo negro na Bahia. Uma ação lançada em julho, mas que a gente está desde o início do ano fazendo articulações, pactuando com parceiros privados de outras secretarias, autarquias, empresas públicas, organizando essa rede do empreendedorismo, que já é um ecossistema potente no nosso estado. Só precisava de apoio em toda a sua cadeia produtiva, desde o financiamento até o escoamento da produção”, explicou a titular da pasta.

Hana Sofia Eid, empreendedora da Luz de Leão, comemorou a participação de sua marca. “Eu acho uma oportunidade única estar aqui dentro do shopping, fortificando o Black Money. Consumir e comprar de pessoas negras é muito importante. Além de vender, estou conhecendo o trabalho dos meus colegas e, de uma certa forma, fortificando esse espaço”. 

Quem foi conhecer as instalações da Afrocolab, a exemplo da professora Simone Marques, aprovou. “A impressão é a primeira que fica, e a loja está muito bem arrumada, organizada. As roupas lindíssimas, os tecidos africanos. Eu amei, adorei, fui convidada por um amigo e estou aqui para valorizar e cultuar nossa matriz”, afirmou a professora. 

Outras seis lojas Afrocolab serão abertas no Pelourinho, estações de metrô, aeroportos e odoviárias da capital e interior da Bahia e outros shoppings centers, por meio da articulação da Sepromi com as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Infraestrutura (Seinfra) e da Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). 

Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial

A ação estadual envolve um conjunto de projetos, programas e iniciativas do Governo do Estado, através de diversas secretarias, que visam gerar oportunidades para pessoas pretas, pardas, indígenas e de comunidades tradicionais a fim de combater às discriminações raciais e garantir o cumprimento dos direitos humanos.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Aberto credenciamento de imprensa para cobertura do Festival Virada Salvador 2024 

Fulvio Bahia

Transalvador promove palestra sobre segurança no trânsito no Shopping da Bahia

Fulvio Bahia

Governo do Estado realiza entregas para produtores de ovinos e caprinos de Oliveira dos Brejinhos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais