AnimaisBahiaEconomiaPecuária

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa da ADAB segue até 30 de novembro

A 2ª etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa que começou no dia 01 e segue até o dia 30 de novembro para bovinos de zero a 24 meses. Na última campanha, em maio de 2022, 94% % do total de 4,5 milhões de animais nessa faixa etária, foram vacinados contra a doença, impeditiva de exportação em diversos países. Desde 1968 o estado da Bahia realiza a primeira vacinação contra a febre aftosa, alcançando patamares superiores aos exigidos pelos organismos internacionais de sanidade animal e pelo Ministério da Agricultura.

“Convocamos toda a cadeia produtiva para participar desta ação. A sociedade, empenhada e unida, pode fortalecer o segmento, ajudar a Agência nesta importante tarefa e impactar no desenvolvimento econômico em todos os territórios da Bahia. Ninguém faz defesa agropecuária sozinho e todos nós, juntos, fazemos a defesa agropecuária em nosso Estado”, avalia o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz. Nesta etapa a Adab está dando ênfase também para outras duas ações essenciais na Defesa agropecuária: a geolocalização de propriedades e a vacinação de bezerras contra a Brucelose.

Para o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola destaca que o trabalho contra a Aftosa requer esforço conjunto. “Coesão sempre foi característica do segmento e temos um imenso patrimônio da produção rural para defender. Por isso, temos certeza que a sanidade do rebanho é prioridade na pauta dos criadores”, enfatiza o diretor, lembrando que o último foco de febre aftosa identificado na Bahia ocorreu em 1997 e a partir daí o estado iniciou um intenso trabalho de combate à doença, incluindo a criação Adab, em 1999.

“Temos que estar juntos em todas as ações, realizando as atividades de forma compartilhada e coordenada com sindicatos, cooperativas, frigoríficos e toda cadeia produtiva do agronegócio”, diz o Coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-Ba), José Neder. “A Adab é um órgão que trabalha com prevenção de doenças para atestar a qualidade da produção, garantir a pujança do segmento na Bahia e, assim, promover o crescimento da pecuária baiana”.

Fonte / Foto: ADAB

Related posts

Governo do Estado acolhe baianos resgatados de trabalho escravo no Rio Grande do Sul

Fulvio Bahia

Serin realiza diagnóstico sobre Conselhos Estaduais

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Mais quatro bairros com vacinação de cães e gatos nesta semana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais