CapacitaçãoCulturaEducaçãoTecnologia

Projeto Jornada Criativa oferece 132 vagas de cursos gratuitos em oito modalidades nas áreas de linguagens digitais e economia criativa

Capacitação Uniflem-Pensar em parceria com a Facom/Ufba será voltada para jovens da periferia de Salvador.

Estão abertas as inscrições para o Projeto Jornada Criativa Uniflem-Pensar, que prevê 132 vagas em oito cursos voltados para jovens da periferia de Salvador. São oito modalidades como Produção de Conteúdo para as Redes Sociais, Podcast, Introdução à fotografia com smartphone, Produção de vídeo com o celular, Criação de sample e beats, Elaboração de projetos culturais e tecnológicos e Tatuagem.

A capacitação, promovida pelo Instituto Pensar, com oferecimento da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Universidade Federal da Bahia por meio da Faculdade de Comunicação, é voltada prioritariamente para jovens com idade entre 16 e 24 anos que morem em bairros populares da capital baiana: São Caetano, Cajazeiras, Alto de Ondina e Nordeste de Amaralina. Entretanto, moradores de outras comunidades e com idade acima de 25 anos também podem se inscrever. Eles concorrerão a vagas residuais. O (a) candidato (a) deve escolher apenas um curso.

Como participar da seleção – As inscrições, assim como a capacitação, serão gratuitas e devem ser feitas pelo Instagram (www.instagram.com/institutopensarba) .

De acordo com a coordenadora pedagógica da Jornada Criativa, Rita Clementina, os instrutores serão profissionais reconhecidos em suas áreas de especialização, selecionados conforme a programação prevista.

“Serão oferecidos oito cursos inicialmente, ministrados através de aulas teóricas expositivas e práticas, com utilização de equipamentos e materiais didáticos específicos para cada modalidade. As aulas acontecerão em encontros aos sábados, em local apropriado e equipado. Além do conteúdo específico de cada curso o aluno participará obrigatoriamente de uma série de palestras e oficinas motivacionais e de integração, que antecederão os cursos. Concluindo o curso escolhido e tendo participado das atividades do conteúdo transversal, o aluno terá certificado de jornada de sensibilização e qualificação com carga horária total, chancelado pelo Instituto Pensar e pela Flem”, disse.

Para o presidente da Flem, Rodrigo Hita, essa é uma iniciativa que busca contribuir para a qualificação dos jovens de Salvador. “Sobretudo, aqueles que enfrentam dificuldades impostas pela pouca experiência e pela baixa oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. Vamos oferecer uma série de oficinas que vão auxiliá-los na inserção no mercado de trabalho, explica.

Os cursos serão ministrados na sede da Facom (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina) com aulas 100% presenciais que começarão no dia 11 de novembro. A apresentação dos cursos para os selecionados será feita durante uma live no perfil do Instituto Pensar, no Instagram (@institutopensarba).

“Para a Facom, sediar essa Jornada é muito importante, tendo em vista o diálogo que a nossa Unidade tem com os conteúdos de formação na área da cultura e da economia criativa, reforçando a necessidade de ampliar as oportunidades de qualificação”, disse Leonardo Costa, diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Infraestrutura: Sala com espaço para aulas teóricas e práticas, com turmas de até 16 alunos, com computadores, estúdio e sala para gravação de podcasts softwares e materiais didáticos específicos, mesa de som, salas climatizadas e mobiliário.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação

Related posts

Mostra itinerante de cinemas negros segue em Salvador até o próximo dia 27

Fulvio Bahia

Contação de história e bate-papo sobre livro infantil no “Uma Quarta de FreePelô”

Fulvio Bahia

Circuito de Histórias Negras do Literama Infantil segue com inscrições abertas até quinta (29)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais