BahiaPrefeitura Municipal de Salvador

Casa do Rio Vermelho terá programação especial de aniversário 

A Casa do Rio Vermelho promoverá dois eventos na próxima semana, em comemoração aos 9 anos de existência do memorial. Na próxima terça-feira (14), dia do aniversário do espaço, às 17h, será realizada a mesa Amadas Canções, um passeio musical e poético pela vida e obra de Jorge Amado com a utilização de projeções, apresentação da cantora Guida Moira e guia de Maria João Amado, neta do escritor, que foi um dos maiores ícones da literatura brasileira. 

O público vai apreciar canções, feitas em parceria com músicos como Dorival Caymmi e Dori Caymmi, além de letras inspiradas na vida e obra de Jorge Amado, a exemplo de “É Doce Morrer no Mar”, “Beijos pela Noite” e “Modinha para Gabriela”. A apresentação já foi realizada na Flipelô (Pelourinho), em Mucugê (Chapada Diamantina), em Ilhéus (BA) e em São Paulo (SP), e agora poderá conferida na Casa do Rio Vermelho. 

Já no dia 16, a partir das 15h, a sessão Diálogos Amadianos terá o tema Comida Afro-brasileira e Ritual na Obra de Jorge Amado. Será uma tarde de bate-papo cheia de tempero com a filha do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, Paloma Amado, que também é escritora e autora do livro “A Comida Baiana de Jorge Amado”. Também irão participar o escritor e professor Gildeci Leite e Maria João Amado, esta como mediadora do bate-papo. 

Para participar dos Diálogos Amadianos, basta acessar o link disponível no perfil do Instagram da Casa do Rio Vermelho (@casadoriovermelho) e preencher o formulário. As pessoas inscritas terão acesso gratuito à casa e direito a certificado para a utilização como carga horária em Atividade Complementar exigida nos cursos de graduação. 

Visitação – Em nove anos de funcionamento, aproximadamente 270 mil pessoas de mais de 80 países já visitaram a Casa do Rio Vermelho. Há alguns anos, o espaço é indicado como a segunda atração turística mais relevante em Salvador pelo site de viagens TripAdvisor.  

“A Casa do Rio Vermelho é uma casa-museu vitoriosa. Temos recebido um número expressivo de pessoas que ficam encantadas. Muita gente volta. Temos visitas escolares, recebemos jovens, crianças e, com isso, eu acredito que estamos dando a nossa contribuição para a cidade de Salvador”, avalia Maria João Amado. 

Funcionamento – O memorial está situado na Rua Alagoinhas, 33, no Rio Vermelho. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h). Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita e residentes de Salvador que apresentarem o comprovante de residência pagam meia-entrada todos os dias. 

Na Casa do Rio Vermelho, os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai receberam visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir. Toda essa riqueza é contada nos diversos ambientes do local, com seus mais de 2 mil m², incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia estão depositadas. 

Com um perfil interativo, o memorial apresenta mais de 30 horas de vídeos e projeções, além de objetos pessoais e correspondências trocadas entre Jorge Amado e Zélia Gattai, que transmitem um pouco da trajetória dos escritores. Jorge Amado é um dos escritores brasileiros com mais obras lidas. Ele deixou 45 livros publicados, entre eles, mais de 30 romances, e suas obras foram traduzidas, oficialmente, para 49 idiomas.   

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Ferramenta para pequenos agricultores usa sensoriamento para mapear plantação

Fulvio Bahia

Salvador inicia Operação Verão sem Mosquito 2023/2024

Fulvio Bahia

Baianos inovam ao criar filtro para descontaminar água impura

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais