LiteraturaMunicípios

Lauro de Freitas: Feira Literária Inclusiva é realizada pela primeira vez no município

Estimular o hábito da leitura é uma prática importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Por essa razão, uma parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas, a Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas e o Parque Shopping Bahia, deu início nesta quarta-feira (08), a Iº Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas 2023 (Flilauro). 

O painel inaugural, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, foi em homenagem ao Bicentenário Dois de Julho e também ao escritor José Alvares Amaral. A roda de conversa contou com a presença dos palestrantes Fábio Batista Pereira, Coriolano Oliveira e José Nilton Carvalho Pereira. A programação extensa vai até sábado (11), que também envolve leitura infantil com o Flilaurinha. O evento voltado para o público infantil tem início nesta quinta-feira (09), na Praça da Matriz, no Centro. 

A presidente da Academia de Letras e Artes e do Movimento de Lutas das Pessoas com Deficiência e Idosas, Josy Luz, enalteceu ser a primeira vez que uma feira literária é organizada e produzida por uma academia. “O objetivo da feira literária realizada por uma Academia de Letras, que é a primeira vez no Brasil, é estimular a leitura. O resgate dos jovens, já que atualmente eles estão muito voltados para a internet, para a tecnologia, o que é bom, mas é preciso que a gente estimule e retorne aos hábitos de ler livros”, disse a presidente.



Um dos palestrantes do evento, o professor e historiador Coriolano Oliveira, Coriolano Oliveira, destacou o momento único em Lauro de Freitas. “Quando houve a iniciativa de realizar a primeira feira literária, uma oportunidade protagonizada pela Academia de Letras e Arte de Lauro de Freitas, já é um sinal de sucesso. Temos uma programação extensa e rica tanto de participantes, quanto de conteúdo, principalmente pelo tema, que tem tanto envolvimento com a história de Lauro de Freitas. É um dia de festa e é dessa maneira que se leva informações para o conhecimento. Ninguém ama o desconhecido”, contou. 

Aos 12 anos, Carlos Emanoel, aluno da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, disse que o momento é uma oportunidade maravilhosa para adquirir conhecimento. “Foi um bate-papo legal e importante demais para o aprendizado. É uma atividade à parte da escola, um evento extracurricular, então podemos levar as informações que tivemos aqui para a vida. Hoje pudemos ficar sabendo sobre a importância da Bahia e a de Lauro na influência na Independência do Brasil. Estão de parabéns!”, avaliou. 

FLILAURINHA

A criançada vai ter a oportunidade de participar da feira literária dentro de sua categoria. O evento também voltado ao público infantil vai contar com palestras e de diversos escritores e escritoras, inclusive mirins, além de lançamento de livros e muita diversão para a garotada. No primeiro dia, a partir das 9h, a garotada tem programação definida para os turnos matutino e vespertino. Participam da roda de conversa as escritoras Regina Luz e Palmirinha Heine, que ainda terá o lançamento coletivo de livros produzido por autores infantis. No turno da tarde, a partir das 17h, haverá uma palestra com a escritora Lucianna Ávila. 

Josy Luz falou sobre a feira infantil. “A Flilaurinha é voltada para o público infanto-juvenil. Para a meninada, cerca de 30 escritoras e escritores, inclusive de 15, 10 anos, estarão aqui conosco na feira contando história, batendo papo e se divertindo, já que esse é o objetivo. Se o objetivo é incentivar, temos que dar início ao estímulo literário enquanto criança. Também teremos palestras para jovens, adolescentes, que terão oportunidade. É uma feira inclusiva. É um evento para todos”, destacou a presidente. 

Fonte: SECOM PMLF
Foto: Wandaick Costa

Related posts

Feira de Santana: Encontro para elaboração do Plano de Turismo vai definir programas e projetos nesta terça-feira (28)

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador adia vencimento da TFF e do ISS autônomo para segundo semestre

Fulvio Bahia

MP aciona Município de Serrinha para garantir transporte escolar gratuito para adolescente com deficiência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais