Em sua quarta edição, Instituto promove atividades artísticas e educativas das 13h às 18h.
O Goethe-Institut Salvador-Bahia realiza a quarta edição do “Dia de Portas Abertas”. O evento, que acontece neste sábado (18), das 13h às 18h, promete uma jornada cultural envolvendo todos os departamentos do Instituto em uma programação diversificada.
A diretora do Goethe-Institut Bahia, Friederike Möschel, destaca a importância do evento: “ O ‘Dia de Portas Abertas’ nos dá a oportunidade de mostrar aos nossos vizinhos, parceiros e amigos o que os artistas desenvolvem e criam em conjunto com a cena cultural local durante a residência artística internacional Vila Sul, em Salvador. O KreativLab e o trabalho linguístico também são lugares importantes de colaboração. Desejamos que nossos convidados se divirtam e levem novas impressões para casa”.
O KreativLab oferecerá para crianças contação de histórias e uma oficina de artesanato sustentável. Os entusiastas de tecnologia poderão experimentar jogos e simulações em óculos de realidade virtual. Um bazar de livros também estará disponível. Haverá também aulas experimentais e apresentações de jogos e aplicativos facilitarão o aprendizado e treinamento da língua alemã. Essas atividades visam proporcionar uma experiência diversificada e acessível aos participantes, promovendo a cultura, a criatividade e a aprendizagem.
O artista paulista Diego Crux, residente Vila Sul por meio do programa “Rethinking the South – Repensando do Sul” oferecido por KfW Stiftung, participará do “Re-Torno, Re-Volta”, atividade que incluirá uma Conversa Livre com a participação da pesquisadora Gabriela Leandro e do artista visual baiano Augusto Leal, a abertura da exposição com presença dos artistas e as instalações “Rotas da Vitória” (2023) exposição de Diego Crux e “Gangorra, 2020”, de Augusto Leal.
Diego Crux traz uma perspectiva única que desafia as dinâmicas convencionais de poder e vitória, incentivando a interação e participação ativa do público. “Re-Torno, Re-Volta é uma exposição-processo que parte das revoltas, rotas, vitórias e nas repetições e seus modos ininterruptos de retornar e tornar. São pontos de partida as revoltas dos Malês século XIX na Bahia, os “retornados” à África (em especial o povo Tabom), os caminhos e trânsitos atlânticos, as (im)possibilidades de retornos na afrodiáspora e as complexidades presentes nas noções identidade. Tensionando tramas históricas, locais, coletivas, familiares e pessoais em cruzamentos e estratagemas simbólicos, da palavra e do segredo.” explica o artista.
Com uma variedade de materiais, entre eles impressos, artesanato e decoração, o evento também contará mais uma vez com a participação da Feira P.I.R.A, presente desde a primeira edição do Dia de Portas Abertas.
A programação do dia 18 de novembro abrange desde exposições de arte até oficinas práticas, garantindo uma experiência ampla para todos os visitantes. Confira alguns dos destaques:
Alase – instalação interativa de Odun Orimolade
Local: Foyer do Teatro Goethe-Institut
Horário: 13h – 17h
Uma instalação interativa que explora os conceitos de morte, transição e degeneração na visão de mundo iorubá.
Mostra Curtas – Clarissa Rebouças
Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Horário: 13h30 – 14h30
Exibição de quatro curtas-metragens dirigidos por Clarissa Rebouças em diferentes países, proporcionando uma visão única de narrativas diversificadas.
Re-Torno, Re-Volta de Diego Crux
Uma exposição-processo que parte das revoltas, rotas e vitórias, explorando as complexidades presentes nas noções de identidade.
Ativações:
Conversa Livre – Re-Torno, Re-Volta
Com: Diego Crux, Gabriela Leandro e Augusto Leal
Local: Praça do Cacau
Horário: 14h00 – 15h
Abertura de exposição com artistas
Local: Galeria menor – Goethe-Institut
Horário: 15h – 15h15
Rotas da vitória, 2023 (Diego Crux) + Gangorra, 2020 (Augusto Leal) – instalação em espaço aberto
Local: entrada da garagem
Horário: 13h – 18h
Instalações que convidam à reflexão sobre as relações entre corpos, espaço e território.
Naming Names / Nomeando Nomes de Odun Orimolade
Local: Teatro Goethe-Institut Salvador
Horário: 15h30 – 16h
Uma performance participativa com o público sobre ideais que geram hábitos de autoconhecimento, geração, promulgação, influência e confiança.
Gotopo
Apresentação musical da cantora e compositora Gotopo (Berlim)
Local: Goethe-Institut Salvador-Bahia / Pátio
Horário: 16h – 16h45
Gotopo, artista residente do Programa Vila Sul, apresentará um conjunto musical que explora o conceito de “Futurismos Ancestrais”.
Você não sabe fazer falta – reabertura da exposição
Local: Galeria
Horário: 17h15 – 18h
Fonte: Darana RP
Foto: Leonel Henckes