MulherSaúde

CAM Oncoclínicas vai doar duas mil mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos

A ação é fruto da campanha Meu Combustível Salva, realizada em parceria com a rede de postos Shell, e tem como objetivo aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento e contribuir para o combate ao câncer de mama

No Brasil, a falta de acesso ao exame de mamografia, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma das principais causas das altas taxas de tumores mamários diagnosticados em estágio avançado. Para aumentar o acesso ao exame de rastreamento, o Grupo CAM vai oferecer duas mil mamografias gratuitas nos próximos dez meses. A ação, idealizada pela mastologista Carolina Argolo, é fruto de uma parceria da CAM Oncoclínicas com a rede de postos Shell através da campanha “Meu Combustível Salva”, realizada pelo terceiro ano consecutivo.

Pacientes com idade de 40 a 70 anos, usuárias do SUS, poderão se inscrever para a realização do exame nas unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas. Em casos de exames com resultados suspeitos, as pacientes serão encaminhadas para diagnóstico final (biópsia) e tratamento no Hospital Aristides Maltez.

“A mamografia é capaz de identificar nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis, e o diagnóstico em fase inicial faz toda diferença para o sucesso do tratamento”, revela Carolina Argolo, da CAM Oncoclínicas .

Inscrição para o exame

As mamografias podem ser agendadas no último sábado de cada mês através do telefone (71) 3512-8600, e realizadas no mês subsequente à marcação. Vale lembrar ainda os critérios para o agendamento: mulheres dos 40 aos 70 anos, que tenham realizado mamografia há um ano ou mais e que sejam usuárias da rede SUS.

Campanha Meu Combustível Salva

Através da campanha intitulada “Meu Combustível Salva”, todas as pessoas que abasteceram com gasolina V Power via aplicativo Shell Box, durante o mês de outubro, na Bahia e em Sergipe, além de terem recebido um desconto de R$ 0,20 centavos por litro, colaboraram automaticamente com a doação de mamografias. A novidade desta edição da campanha é que as doações de exames ocorrerão ao longo de todo o ano.

Cenário do diagnóstico de câncer de mama

O início do rastreamento aos 40 anos reduz em 25% a mortalidade em 10 anos por câncer de mama, de acordo com consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. “Mais de 40% das mulheres brasileiras com diagnóstico de câncer da mama têm menos de 50 anos”, pondera a médica, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.217, o que equivale a 21,8%, possuem ao menos um aparelho de mamografia. Os números são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, o Painel Abramed 2019. A falta de acesso ao exame, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma das principais causas de boa parte dos tumores mamários diagnosticados em estágio avançado.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Bruno Reis aponta avanços e próximos passos na política de inclusão para crianças com deficiência e autismo

Fulvio Bahia

Efeitos dos canabinoides contra a neuropatia periférica induzida por quimioterapia

Fulvio Bahia

Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais