CulturaMúsica

Núcleo de Ópera da Bahia abre inscrições para audição de cantores e cantoras líricas para a Ópera Jelin

O Núcleo de Ópera da Bahia – NOP, está com as inscrições abertas para a audição com  cantores e cantoras líricas para a Ópera Jelin, de Aldo Brizzi, com  colaboração, no libreto, de Bruno Masi, que será apresentada em Salvador em abril de 2024. Serão definidos dois elencos, um principal e um reserva. Na ópera há personagens que representam todas as idades, portanto as audições são abertas a cantores sem limite de idade. O NOP é uma companhia idealizada por Aldo Brizzi e Graça Reis em 2016, que criou um núcleo especializado em ópera de raízes afro-americanas, uma companhia de Ópera  Baiana,  explorando  a  potencialidade  dos  cantores  líricos  da  Bahia e  dos demais artistas de diferentes  segmentos envolvidos na produção de uma Ópera. As audições são totalmente gratuitas e acontecerão em duas etapas:

Primeira etapa: cada integrante deve enviar link de um vídeo cantando uma ária que melhor o/a representa. Esse link deve ser enviado até 10 de dezembro.  O(a)s pré-selecionado(a)s para a segunda etapa serão avisado(a)s por e-mail até o dia 15 de dezembro e receberão partes da ópera Jelin para estudar. A base musical também será enviada junto com a partitura (tanto a redução do piano, quanto a maquete com a simulação digital da orquestra) portanto, não será necessário o pianista acompanhante para a segunda etapa.

Segunda etapa: O(a)s pré-selecionado(a)s irão se apresentar presencialmente para uma comissão em Salvador nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Para candidatos que não residam em Salvador, essa audição poderá acontecer online. O(a)s selecionado(a)s para integrarem o elenco da Ópera Jelin serão avisado(a)s por e-mail até o dia 15 de janeiro.

Obs.: Para as audições, o deslocamento e hospedagem devem ser custeados pelos cantores e cantoras pré-selecionado(a)s para a segunda fase.

Para quem se destina: Essa chamada é aberta a cantores e cantoras líricas, sem limite de idade ou barreiras geográficas, tendo apenas como requisito básico pronunciar bem a língua portuguesa. O(a)s interessado(a)s devem ter disponibilidade para realizar os ensaios que antecederão as récitas que acontecerão em abril de 2024. As datas exatas serão passadas aos pre-selecionado(a)s para a segunda etapa.

A proposta financeira para a realização do trabalho será apresentada aos pré-selecionado(a)s para a segunda fase das audições, bem como toda a parte contratual que será coordenada pela Com Arte Produções e Absolutec Cultural.

A comissão julgadora será formada pelos cantores do Núcleo de Ópera da Bahia: Graça Reis, Irma Ferreira, Carlos Eduardo Santos, Carlos Morais, Josehr Santos e pelo diretor musical e compositor Aldo Brizzi.

Link para formulário de Inscrição:

https://forms.gle/j9JY4HoCn1L64E2P6

Os  papéis disponíveis são:

Jelin – barítono alto (tipo Gianni Schicchi) – 2° elenco

Maicon – tenor lírico leve (tipo Nemorino com inflexões às vezes de Rinuccio) – 2° elenco

Mané – baixo barítono (cômico com inflexões nostálgicas) – 1° e 2° elencos

Jefferson – barítono alto e engraçado – 1° e 2° elencos

Nomine – soprano tipo Cherubino (a extensão vai até lá agudo, mas deve ser uma voz bem clara)  (representa um menino de onze anos) – 1° e 2° elencos

Sara – soprano lírico spinto – alcance até Ré agudo – 2° elenco

Maria – soprano lírico – 2° elenco

José – barítono clássico com legato e sem muito vibrato – 2° elenco

Anjo solista – soprano (ou contratenor) – quase madrigalista ou vocalidade monteverdiana – 1° e 2° elencos

Grupo de Anjos – soprano e mezzo-soprano (ou contra-tenor) em formação coral a duas vozes – vocalidade: como o Anjo solista (os Anjos também participam como “Moças da Festa”) – 1°elenco

Mago 1 – baixo – 2° elenco

Mago 2 – tenor  – 1 e 2° elenco

Mago 3 – barítono – 1° e 2° elenco

Soldado – tenor (voz quase de musical, cantado quase falado) – 1° elenco

Sobre a Ópera Jelin:

O protagonista, Jelin, é um personagem cômico e tem um papel bastante extenso. Dentre alguns dos personagens estão os pastores que se encontram em uma situação cômica cuja história cruza-se com eventos místicos, mágicos e poéticos, tendo como pano de fundo os acontecimentos do ano zero em Belém, onde aparecem os demais personagens.

Portfolio do compositor  Aldo Brizzi: https://papermine.com/booklet/4894557/

Instagram do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP): https://www.instagram.com/nop_nucleodeopera_bahia/

Fonte: Assessoria de Imprensa do NOP – Doris Pinheiro
Foto: Olivier Cain

Related posts

Prefeito participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

Fulvio Bahia

Carlinhos Brown faz show especial de Natal na Praça Municipal, dia 23

Fulvio Bahia

Jovens são estimulados a ler a partir da declamação de poesias no “Uma Quarta de FreePelô”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais