BahiaGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação Ambiental

Secretarias firmam Acordo de Cooperação para elaboração do Plano de Manejo da APA São Bartolomeu/Bacia do Cobre

Um Acordo de Cooperação técnica foi firmado na última sexta-feira (17) entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR).

O documento, que foi assinado pelos representantes da pasta ambiental, Eduardo Mendonça Sodré Martins, e de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, representa a união de esforços entre as secretarias estaduais para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu/Bacia do Cobre.

A área abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do município de Salvador, além de importante reserva de água potável, parte integrante do sistema de abastecimento local.

O secretário da Sema, Eduardo Sodré Martins, explica que, no âmbito o acordo, a Sema e o Inema apoiarão a Sedur em uma série de compromissos que subsidiará a equipe técnica sobre a correta execução das ações previstas. “Esse acordo de cooperação reflete o compromisso do Governo do Estado e das instituições envolvidas em trabalhar em conjunto na elaboração do Plano de Manejo da APA São Bartolomeu/Bacia do Cobre, visando à conservação e o manejo sustentável dessa importante área protegida, incluindo a capacitação dos técnicos envolvidos no processo, a fim de alcançar plenamente o objetivo do Acordo de Cooperação”, afirma o gestor da pasta ambiental.

No âmbito do Acordo de Cooperação os órgãos estaduais serão responsáveis por facilitar o fluxo mútuo de informações técnicas necessárias para a implementação dos projetos descritos, bem como desenvolver, elaborar e fornecer apoio técnico aos projetos definidos para a implementação do acordo.

Além disso, comprometem-se a conduzir todas as atividades de forma eficiente e em conformidade com as práticas administrativas, financeiras, técnicas e ambientais adequadas.

A Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu/Bacia do Cobre caracteriza-se por uma grande diversidade de ambientes distribuídos em uma reduzida porção territorial onde se inclui: floresta ombrófila densa, ambientes fluvio-marinhos, pântanos, manguezais, rios e cascatas. Ao centro se destaca a represa do cobre (reserva de água potável), que guarda paisagens bucólicas às margens do grande espelho d’água permeando vales.

Fonte: ASCOM Inema
Foto: Divulgação

Related posts

Escolas estaduais abertas nas férias: espaços permanentes de cidadania

Fulvio Bahia

Projeto Guardiões das Águas da Embasa é finalista do Prêmio Bahia Sustentável 2023

Fulvio Bahia

Projeto Repense Reuse mira em ciclo sustentável e transforma resíduos têxteis em novas peças para consumo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais