BahiaGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação Ambiental

Encontro do Programa Água Doce ressalta oferta de água de qualidade para comunidades rurais

O Programa Água Doce (PAD) está levando água de qualidade para o consumo de mais de 17 mil famílias baianas, de comunidades rurais de 55 municípios. O Água Doce é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Governo do Estado. O programa já implantou 291 sistemas de dessalinização de água na Bahia e, para monitorar o andamento das atividades, foi realizado na última terça-feira (21), o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e executado em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A CAR é uma parceira estratégica na manutenção física e de gestão dos sistemas, com equipes especializadas que auxiliam a gestão do sistema em cada localidade.

Na abertura do encontro, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre a estratégia da companhia na manutenção dos sistemas.  “Através de uma relação próxima com prestadoras de assistência técnica como o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), a CAR construiu um ambiente que, além de ofertar água de qualidade, também entrega suporte técnico às comunidades rurais. Ou seja, é um Programa que leva água de qualidade entrelaçada com outras ações para o rural baiano”, comentou Jeandro.

A participação da CAR no PAD foi ressaltada pelo Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Tiago Porto. “A CAR realiza a maior parte do braço executivo do Programa e nos garante a manutenção dos sistemas, do arranjo social e do teste de qualidade da água. É uma parceria indispensável inclusive na realização e mobilização desse evento, com a presença das famílias agricultoras”, informou Tiago.

As ações impactam as famílias agricultoras por toda a Bahia. A moradora da comunidade Pedra Bonita, no município de Pé de Serra, Vanuza de Jesus, enaltece o trabalho realizado na manutenção dos sistemas. “Por meio da CAR, a assessoria do MOC nos dá todo o suporte e conhecimento que a gente precisa para garantir, além de uma água de qualidade, a sustentabilidade da nossa comunidade”, elogia Vanuza.

Já a representante de Arapuá Novo, no município de Jaguarari, Telma Gonçalves, valoriza o sistema de dessalinização também para a produção de doces do grupo de mulheres da comunidade. “Antes, a gente não tinha uma água tratada, de boa qualidade. Hoje, a gente usa a água doce tanto para o nosso consumo quanto para a produção de alguns doces que a gente produz. Temos um orgulho muito grande da nossa água”, disse Telma.

O evento segue até esta quarta-feira (22) com mais atividades de avaliação, monitoramento e planejamento das novas ações do Programa Água Doce. A abertura contou também com as presenças da secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, do coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, da representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Bárbara Souza, da coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Célia Firmo, a secretária executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), Jainei Silva e o gerente de projetos da Bahia Pesca, Luiz Sanches.

Fonte: Ascom/CAR

Related posts

Secretaria da Educação do Estado publica lista de concessão de 1.000 licenças-prêmio convertidas em pecúnia

Fulvio Bahia

Salvador conquista 1º lugar entre as cidades mais conectadas e inteligentes do Nordeste

Fulvio Bahia

Estado publica decreto para a concessão de gratificação para professores e coordenadores pedagógicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais