A Fundação Cultural do Estado da Bahia, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), promove a sexta edição do Novembro das Artes Negras. Integrando a programação audiovisual do evento, a Sala de Cinema Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas/Funceb), promoverá a Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras.
As Sessões irão acontecer em homenagem ao cineasta Antônio Olavo (1913-1993), com exibição de três de seus filmes: Quilombos da Bahia, Abdias do Nascimento – Memória Negra e A Cor do Trabalho.
Sobre o cineasta
Antonio Olavo, cineasta e pesquisador, trabalha com temas ligados à valorização da memória negra. É autor do livro “Memórias Fotográficas de Canudos'” (1989) e gestor da Portfolium Laboratório de Imagens, produtora pela qual dirigiu 7 filmes longas-metragens: “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993); “Quilombos da Bahia’ (2004); ‘Abdias Nascimento Memória Negra” (2008); “A Cor do Trabalho” (2014); “1798 Revolta dos Búzios”; “Quilombo Candeal – Roda de Versos na Boca da Noite” (2021) e “Ave Canudos! Os que sobreviveram te saúdam” (2021). Dirigiu também uma série para TV denominada “Travessias Negras” (2017) e atualmente está finalizando o filme “Sociedade Protetora dos Desvalidos – 190 anos”.
Confira as sinopses de cada filme abaixo.
Programação
28/11/2023 (Terça-Feira)
17h – Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras
Quilombos da Bahia (2004)
Sinopse: centenas de comunidades negras, muitas delas seculares, vivem espalhadas por todo o estado da Bahia. No início de 2004, durante 90 dias, a equipe deste filme percorreu 12.000 km e visitou 69 destas localidades, registrando um pouco das suas histórias, buscando assim, contribuir para a visibilidade e valorização da memória negra na Bahia.
29/11/2023 (Quarta-Feira)
17h – Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras
Abdias do Nascimento – Memória Negra (2008)
Sinopse: o cineasta baiano Antônio Olavo dirigiu e produziu o filme Abdias Nascimento Memória Negra em 2008, em parceria com o Ipeafro. O filme se baseia em entrevista conduzida pelo etnógrafo cubano/ jamaicano Carlos Moore. A entrevista dialoga com cenas gravadas na exposição do Ipeafro no Arquivo Nacional e com imagens de arquivo que registram momentos históricos do Brasil nos diversos tempos da trajetória do entrevistado.
30/11/2023 (Quinta-Feira)
17h – Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras
A Cor do Trabalho
Sinopse: a história, formação e desenvolvimento dos empreendedores negros, a sua contribuição para o mundo do trabalho na Bahia e para a construção de uma nova Economia para um mundo solidário são as linhas mestras do documentário A Cor do Trabalho, uma realização da Superintendência de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia em parceria com o cineasta baiano Antonio Olavo.
O longa metragem conta a história do trabalho negro na Bahia desde o tempo da escravatura até os dias atuais. “O objetivo é mostrar, realmente, como a educação pode ajudar na ascensão do negro na sociedade”, explica Antonio Olavo que conta que o longa traz experiências vitoriosas de negros e negras que, ao longo dos séculos, romperam com o estigma do preconceito racial e, por meio da educação ou da abertura de negócios próprios, tiveram êxito em sua trajetória profissional.
Serviço
Sessão Cinemateca da Bahia – Novembro das Artes Negras
Quando: 28, 29 e 30 de novembro de 2023, às 17h
Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira (R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA)
Gratuito
Fonte: Ascom/Funceb
Foto: Lucas Malkut