CensuraImprensa

ABI condena censura ao jornalista Breno Altman

Censura a Breno Altman atenta contra a liberdade de expressão e a democracia

O jornalista Breno Altman foi mais uma vez atacado por representantes do sionismo por suas posições a favor do povo palestino e de denúncia às práticas genocidas realizadas pelo governo de Israel contra a população da faixa de Gaza.

Desta vez, a CONIB (Confederação Israelita do Brasil) entrou com uma ação judicial solicitando que sejam deletados posts publicados por Breno em suas redes sociais, sob a alegação de que seriam textos antissemitas e, portanto, racistas.

Lamentavelmente o juiz Paulo Bernardi Baccarat, da 16ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mesmo declarando sua posição de prestigiar a liberdade de expressão prevista na Constituição da República e garantida incansavelmente pelo Supremo Tribunal Federal, acabou cometendo a censura que ele diz ser contra.

Na realidade ele se deixou confundir pela pressão da CONIB, classificando como “racista” a posição de Altman que condena o apartheid promovido por Benjamin Netanyahu contra os palestinos, não apenas na Faixa de Gaza.

Ser contra a política racista e colonial praticada por um governo não deve e nem pode ser considerado como um ato de desrespeito a uma religião ou determinado povo. No caso o racismo tem sido praticado pelo governo de Netanyahu, o que tem sido condenado até mesmo por judeus em diversas partes do mundo. Não apenas Altman.

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI lamenta que o juiz Baccarat tenha cedido à pressão sionista da CONIB, desrespeitando nossa Constituição e toda jurisprudência já firmada pelo STF, impondo censura às postagens de Altman.

A CDLIDH da ABI ao mesmo tempo em que manifesta sua irrestrita solidariedade a Breno Altman solicita ao titular da 16ª Vara Cível do TJ-SP que reconsidere seu posicionamento, evitando assim atacar a Liberdade de Expressão que ele próprio diz prestigiar.

Vivemos em uma democracia, todos têm direito a expressar livremente sua opinião.

Fonte: COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS DA ABI
Foto: Divulgação

Related posts

Evento no STF debate estratégias para diminuir propagação de fake news nas redes sociais

Fulvio Bahia

Encontro entre jornalistas e especialistas debate leis que proíbem alimentos ultraprocessados ​​em escolas

Fulvio Bahia

Conflitos por acesso à água crescem no Brasil e soluções do governo deixam a desejar, mostra pesquisa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais