CulturaTeatro

Reforma da Sala Principal do TCA é tema do “Conversas Plugadas”

Paul Scarbrough e José Augusto Nepomuceno se unem para falar da arquitetura e acústica deste grandioso projeto

Neste mês de novembro, o Governo da Bahia anunciou e publicou a licitação para a obra do prédio principal do Teatro Castro Alves (TCA), dando seguimento à terceira etapa do projeto do Novo TCA, com a modernização da sua Sala Principal, o restauro do Foyer, a requalificação do Jardim Suspenso, além de intervenções no Centro Técnico do TCA e em estruturas de toda a edificação. Agora, nesta terça-feira, 28 de novembro, às 18h, na Sala do Coro do TCA, o projeto “Conversas Plugadas” apresenta o experiente designer acústico e arquiteto norte-americano Paul Scarbrough, diretor do Akustiks (Connecticut, EUA), numa conversa mediada pelo renomado arquiteto brasileiro José Augusto Nepomuceno, do Acústica & Sônica (São Paulo, BRA), sobre arquitetura e acústica na reforma da Sala Principal do TCA. O evento é voltado para profissionais, pesquisadores e estudantes de arquitetura, engenharia, patrimônio, som, música, teatro, técnicas do espetáculo e qualquer pessoa interessada no assunto. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

A dupla, internacionalmente reconhecida, vai falar sobre os parâmetros aplicados no projeto da reforma, suas fases e detalhes, tomando como base a análise da arquitetura de teatros modernos e exemplos de intervenções em teatros históricos no Brasil e exterior.

O Acústica & Sônica, especializado em acústica e tecnologias de espaços de escuta sensível, é um dos mais importantes escritórios da área no Brasil e no mundo, e foi contratado para a missão da concepção das intervenções técnicas neste que será o foco da reforma: a personalidade sonora do teatro. José Augusto Nepomuceno, que atua desde 1978 na área de consultoria de acústica, tem entre seus projetos notáveis o projeto acústico da Sala São Paulo e Sala Minas, e adicionará a Sala Principal do TCA em seu currículo.

Nepomuceno é o braço no Brasil do Akustiks, que se configura como uma equipe de profissionais acústicos talentosos e bem-sucedidos que desempenharam papéis centrais nos mais marcantes sucessos de design acústico da atualidade. Seu foco é criar espaços que sejam maravilhosamente afinados para ouvir apresentações orquestrais, musicais e teatrais que deslumbrem o público. Paul Scarbrough, diretor da empresa, tem mais de 30 anos de experiência e foi responsável pelas reformas do Severance Hall para a Orquestra de Cleveland, do Concert Hall do Kennedy Center e dos teatros New Amsterdam e New Victory na Broadway. Seus outros créditos em projetos incluem o Oklahoma City Civic Center Music Hall e o Whitaker Center for Arts and Sciences em Harrisburg, Pensilvânia. Interessado em projetos que resultam de uma integração entre arquitetura e acústica, Paul realiza extensos estudos para entender melhor como os músicos ouvem no palco.

CONVERSAS PLUGADAS – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes e cultura, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos-culturais, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais do campo.

Conversas Plugadas

Com: Paul Scarbrough

Mediação: José Augusto Nepomuceno

Quando: 28 de novembro de 2023 (terça-feira), 18h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: Gratuito (sujeito à lotação)

Fonte: ASCOM TCA
Imagem: Divulgação

Related posts

TV Brasil apresenta neste domingo o documentário Estação Oswaldo Cruz

Fulvio Bahia

Livro reúne experiências de mães de pessoas com deficiência em Salvador

Fulvio Bahia

Governo do Estado institui comitês Gestor e Executivo de Modernização do TCA

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais