BahiaCapacitaçãoEducaçãoFuncionalismo PúblicoPrefeitura Municipal de SalvadorSaúde

Encontro debate formação e gestão na saúde pública de Salvador  

A renovação do conceito de escola de saúde pública, através de inovação pedagógica e inserção de novos formatos e métodos de ensino, amparados pelo uso da tecnologia, além da apresentação de novas ideias para qualificação e valorização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), foram discutidos na abertura oficial do VII Encontro de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento acontece nesta quarta (29) e quinta-feira (30), das 8h às 17h, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), no bairro do Cabula.  

“Esse encontro é de extrema importância, pois une educação e saúde, aliadas à tecnologia e capacitação, com o fortalecimento da produção acadêmica e científica. Assim, temos uma maior amplitude das ações, com produção de dados confiáveis, debates, reflexões, análises e metodologias que nos permitem elaborar estratégias cada vez mais eficazes e humanizadas. É importante salientar também que isso contribui para que tenhamos um SUS cada vez mais qualificado, eficiente e capaz de contemplar as principais necessidades da nossa população”, destaca a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Matos. 

A gerente executiva da Escola de Saúde Pública, Christian Tirelli, ressalta a importância do encontro para a promoção da inovação do setor. “Chegamos à sétima edição deste encontro e vejo como o ponto alto deste evento, além da presença de representantes de lideranças em saúde nas instâncias municipal, estadual e federal, a apresentação da escola para o mundo, discutindo temas como inovação pedagógica e propondo mudanças significativas no SUS, a partir de qualificação e valorização dos profissionais, sempre enxergando o Sistema Único de Saúde como uma escola, articulada de forma a gerar o melhor atendimento das pessoas nas unidades de saúde”.  

Zaida Melo, assessora de Articulação Institucional da SMS, lembra que o objetivo do encontro é discutir a qualificação das ações do poder público para a educação em saúde, proporcionando ao servidor um melhor desempenho das atividades no dia a dia. “Já é uma ideia discutida amplamente na SMS, que é disponibilizar essa escola municipal de saúde pública, por acreditarmos que se tornará um centro formador, traçando diretrizes e proporcionando um atendimento mais qualificado e acolhedor. É uma escola onde se aprende trabalhando”.  

Formação – Totalmente certificada, a Escola Municipal de Saúde Pública está devidamente cadastrada na Rede Nacional de Saúde Pública e será inaugurada no mês de dezembro, visando a formação e qualificação desses trabalhadores, sendo um centro formador completo do setor na capital baiana. A programação conta com palestras de representantes de diversos setores ligados à área de saúde, recursos humanos e formação profissional, além de contar ainda com a presença de Laíse Rezende de Andrade, atual secretária federal adjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). 

Também participam dos debates Janaina Peralta, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab); Márcia Barros, diretora Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos da Saúde da SMS; Everaldo Braga, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador; e Maria Luísa Carvalho Soliani, reitora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Estado da Bahia assina protocolo de intenções com indústria de aerogeradores e avança no segmento de energias renováveis

Fulvio Bahia

Licores da agricultura familiar ampliam vendas durante o São João da Bahia

Fulvio Bahia

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais